sexta-feira, dezembro 08, 2006

Desertificação dos Mares

Realizou-se no dia 29 de Novembro de 2006, pelas 21:00H, uma palestra proferida pelo Professor Doutor João Pedro Barreiros sobre a Desertificação dos Mares, no novo Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.

A desertificação dos mares, numa perspectiva de recursos marinhos vivos, encontra-se em expansão por todo o Mundo. Para além das artes industriais pouco selectivos e com fortes impactos colaterais, tais como as redes derivantes, os arrastos de profundidade e os quilometros de palangres, todas as frotas artesanais do planeta actuam de forma excessiva nas regiões costeiras.

Ecossistemas marinhos inteiros, como por exemplo recifes profundos e bancos de angiospérmicas, bem como recifes de coral e de algas coralígenas são destruídos diariamente por estas formas, com métodos ilegais tais como o uso de venenos e explosivos.

Num curto espaço de tempo, e se não houver uma política internacional séria e concertada para o uso dos recursos marinhos, a deplecção atingirá um ponto de roptura irreversível no espaço das curtas vidas humanas.