segunda-feira, janeiro 08, 2007

A ausência de H2O é necessariamente um mal?

Realizou-se no dia 28 de Novembro de 2006, pelas 21:45H uma palestra, proferida pela Professora Doutora Maria da Graça Silveira, com o tema "A ausência de H2O é necessariamente um mal?". Essa palestra foi proferida no novo Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.
A disponibilidade de água é um dos factores mais importantes para a manutenção da vida no nosso planeta. Isto é especialmente verdade para os microrganismos que são constituídos por 80% a 90% de água e porque os nutrientes de que necessitam para o seu metabolismo têm que estar em solução para que possam ser transportados para o seu interior. Os alimentos ricos em água, representam, assim, um meio óptimo para o crescimento dos microrganismos, deteriorando-se rapidamente.



O sedentarismo, o aumento demográfico e a acumulação de excedentes, acentuaram a necessidade de criar reservas de alimentos, o que só foi possível com o desenvolvimento de técnicas que permitam a sua conservação e armazenamento. Desde então, que o homem tentou arranjar formas de conservar os alimentos. A secagem é um dos métodos mais antigos e surgiu quando os povos primitivos observaram que as sementes das plantas, com que se alimentavam, se conservavam por mais tempo depois de expostas ao sol.



As salmouras e as compotas são outras formas de conservar tornando indisponível a água presente nos alimentos, que ao realizar ligações com o NaCl ou glucose deixa de poder participar noutras reacções, nomeadamente, as necessárias ao crescimento dos microrganismos.
Mais recentemente com a descoberta da máquina frigorífica os alimentos passaram a ser conservados por congelação, onde a água se torna indisponível por passagem ao estado sólido.