quarta-feira, dezembro 13, 2006

Desertificação Mental: Processos Cognitivos envolvidos

No dia 28 de Novembro de 2006, pelas 21:00 H, realizou-se no novo Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, uma palestra intitulada "Desertificação mental: Processos cognitivos envolvidos", proferida pela Mestre Letícia Leitão.

No Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação, ao paralelizarmos a importância da «água vs. desertificação» com a «estimulação cognitiva vs. desertificação mental», quiz-se chamar a atenção para a importância do contexto matricial de estimulação cognitiva no desenvolvimento da criança. Através de uma abordagem piagetiana revisitou-se, com algum detalhe, as diferentes etapas do desenvolvimento cognitivo, tendo-se detido nos estádios sensório-motor, pré-operatório e operacional concreto. Em contraste, analisou-se um estudo de caso que poderá ser considerado como exemplificativo e paradigmático de uma situação de «desertificação mental», com total ausência de estimulação cognitiva aculturada e socializante: trata-se de uma criança que no final do século XVIII foi encontrada, em França, supostamente tendo-se desenvolvido sem qualquer inter-relação social até aos 11/12 anos – Victor de Aveyron .
Esta criança foi alvo de um estudo aprofundado e bem documentado, realizado por um cientista francês, Jean Itard, cujo legado chegou até nós, e o catapultou para fundador da Educação Especial.





Filme de François Truffaut, L’Enfant Sauvage, (1969)