terça-feira, abril 03, 2007

Ambientomania - Projecto do Empreendedorismo na Escola Francisco Ornelas da Câmara

Realizaram-se no dia 30 de Março de 2007, na Escola Básica 2,3 Francisco Ornelas da Câmara da cidade da Praia da Vitória, na ilha Terceira-Açores, palestras sobre "As diferentes energias que utilizamos e como diminuir o seu consumo" com ênfase dado ao hidrogénio como combustível alternativo, sobre "Resíduos sólidos-Como reduzir o consumo de papel" e sobre "A importância da água e como poupá-la", proferidas pela Engenheira Ana Rego do Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, a Mestre Sílvia Quadros do Departamento de Ciâncias Agrárias e o Professor Francisco Cota Rodrigues, também do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, respectivamente.
A ilha Terceira poderá ser responsável pela produção de 5,2 toneladas/dia de hidrogénio. A meta será satisfazer, em 2010, metade das necessidades da Região. O Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia da Universidade dos Açores, promove a produção de hidrogénio na ilha Terceira, já há alguns anos.
O hidrogénio pode ser usado em todas as aplicações energéticas conhecidas. Desde que para cada aplicação se seleccione a solução correcta não há limitações técnicas: "No entanto é preciso perceber que, quando estamos a falar de sociedade e economia do hidrogénio, o fazemos em sentido lato, isto é, o hidrogénio será o combustível dominante, mas não o único." "Os próprios bio-combustíveis (o biogás , o biodiesel, o bioetanol) ou os derivados do hidrogénio como, por exemplo, os hidrocarbonetos sintéticos, serão parte integrante desta sociedade, embora, sozinhos, não sejam suficientes para suprir mais do que 20% a 30% daquilo que são e serão as necessidades globais em combustível." É preciso ter em conta, por outro lado, que os derivados do hidrogénio serão sempre mais caros do que ele próprio mas, nas aplicações em que tragam vantagens acrescidas, o seu uso será preferencial ao do próprio hidrogénio: "O que temos que perceber é que, embora o produto base seja sempre o mesmo, ou seja, o hidrogénio renovável, a sua apresentação final pode ocorrer de múltiplas formas.".
Os Açores têm potencial para atingir, no futuro, uma produção de cerca de 12 milhões de toneladas de hidrogénio por ano, isto é, cerca de 1,5 vezes o total necessário para todo o País.

Plataforma de produção de hidrogénio


No que se refere ao papel, a reciclagem de papel tem uma história rica e tem sido uma actividade industrial respeitada há mais de um século.
Sob novas regulamentações ambientais, de saúde, de segurança e de transporte transfronteiriço, esta actividade económica adquiriu uma dimensão cívica e legal que, no que concerne ao desenvolvimento de novos regulamentos, exige uma responsabilidade acrescida de todas as partes envolvidas na recuperação e reciclagem de papel.
Uma reciclagem de papel e cartão bem sucedida depende fortemente da qualidade do papel recuperado. À medida que as taxas de recuperação aumentam, há uma tendência para a deterioração da qualidade do material recolhido. Por esta razão, é essencial a existência de uma boa relação de trabalho entre as fábricas, os fornecedores e as restantes partes envolvidas, para assegurar um abastecimento e fornecimento responsáveis de papel recuperado.
Uma recolha de papel e cartão responsáveis, que use uma gestão eficiente e sistemas de controlo de qualidade, exige que todos os parceiros envolvidos reconheçam o valor da matéria-prima secundária com que trabalham. A separação na recolha (dos restantes produtos recicláveis secos) deve ser fortemente encorajada para manter a qualidade do papel recuperado (CEPI, 2006-www.cepi.org).

Papel para reciclar


Em média uma pessoa bebe cerca de 60 mil litros de água durante toda a vida;
Cada português gasta em média 100 litros de água por dia;
Ao lavar os dentes com água a correr gasta, em média, 50 litros de água;
Ao fazer a barba com água a correr gasta, em média, 75 litros de água;
Ao tomar duche de 5 minutos gasta 25 litros de água; num banho de imersão gasta pelo menos 3 vezes mais;
Em cada descarga do autoclismo gasta 10 a 15 litros de água; o consumo deste equipamento representa cerca;
de 40% do consumo doméstico e 230 mil milhões de litros de água no país por ano;
Ao lavar a loiça com água a correr gasta, em média, 110 litros de água;
Uma máquina de lavar loiça gasta por lavagem 60 litros de água;
Uma máquina de lavar roupa gasta por lavagem 150 litros de água;
Uma torneira a gotejar gasta, por dia, 50 litros de água; a perder um fio de água de 12mm gasta, por dia, cerca de 34 mil litros;
Ao lavar o seu carro com balde e esponja em vez de mangueira, poupa cerca de 500 litros de água;
Uma piscina pode perder até 3785 litros de água por mês por evaporação o que abastece uma família de 4 pessoas por cerca de ano e meio; e
Ao regar as suas plantas nas horas de maior calor a água evapora-se rapidamente e se deixar crescer a relva do seu jardim ela fica mais verde e assim necessita de menos água (em http://www.anmp.pt).


Poupar água

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

moro em uma propriedade rual. queria saber se posso gerar hidrogenio com a energia excendente dos meus paineis solares?

1:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Cláro que pode e deve..... e se tiver agua de mina ainda melhore.
Boa sorte e vamos acabar com o Petrólio afinal já é um producto PROIBÍDO

Manuel

6:45 da tarde  
Anonymous Obat Kanker Rahim Paling Ampuh said...

Thank you very helpful article

Cara Mengobati Benjolan di leher
Cara Mengobati Penyakit Typus
Penyebab Kulit Tangan Mengelupas
Obat Mata Juling Alami

Obat Gatal Berair di Ketiak
Cara Mengobati Sakit Pinggang

1:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home