terça-feira, setembro 15, 2009

ATRAVÉS DE UM CD Câmara apresenta tesouros naturais de Angra

Conhece a ribeira do Além na freguesia da Serreta ou a gruta das Agulhas no Porto Judeu, sabia da existência de uma espécie única de caracol na zona da Fonte da Telha ou de um trevo de quatro folhas no Pico da Bagacina que é das plantas mais raras do mundo? São estes e outros segredos que o CD multimédia “ Ícones Ambientais do Concelho de Angra do Heroísmo”, lançado pela Câmara Municipal, pretende dar a conhecer.


Com textos de Félix Rodrigues e fotografias de Paulo Henrique da Silva, o CD apresenta 13 pontos de interesse natural do concelho de Angra que vão desde a fauna à flora passando pela geologia e a vulcanologia.
A aranha cavernícola do Algar do Carvão, o caracol da Fonte da Telha, fósseis no Monte Brasil, furnas de enxofre, a gruta das Agulhas, os ilhéus das Cabras, a Serra de Santa Bárbara e a sua lagoa Funda, o pico Matias Simão, a ribeira do Além, as Usneas, o musgo Broth e o trevo de quatro folhas Marsilea azorica são os elementos em destaque.
Para além dos textos e fotografias, cada ícone é acompanhado por depoimentos em vídeo de especialistas da Universidade dos Açores e a Sociedade de Exploração Espeleológica “Os Montanheiros”.
Na apresentação do CD à comunicação social, Andreia Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH) destacou os elementos naturais que distinguem o concelho, afirmando que a autarquia pretende que estes sejam uma chamariz turístico e de promoção de Angra a par da sua componente histórica e cultural.
“ Este CD vai dar a conhecer elementos únicos desconhecidos da maioria das pessoas que se encontram em lugares muito visitados como o Algar do Carvão e ao mesmo tempo mostrar outros elementos que se desejam preservar sem o risco da sua destruição”, acrescentou a autarca.
Este CD estará disponível nos Paços do Concelho onde está também patente uma exposição fotográfica sobre estes ícones ambientais.
A aposta da CMAH na promoção do património natural do concelho passa, para além do CD, pela exposição “Património Subaquático da Baía de Angra do Heroísmo”, de Luís Quinta, patente no Palácio dos Capitães Generais e pelo espaço Angrosfera, disponível no novo portal da internet da edilidade que vai permitir visualizar estes e outros elementos ambientais de Angra.Para o futuro a autarquia irá levar a cabo um projecto para a melhoria da sinalização em muitos dos locais apresentados no CD, uma forma dos visitantes tomarem contacto “in loco” com os mesmos, funcionando com uma mais valia turística para um publico “ cada vez mais sensível às questões da Natureza”, considerou Andreia Cardoso.
(in A União)

Etiquetas: , , , ,