Crise na Lavoura é ultrapassável considera investigador da Universidade dos Açores
Para o investigador açoriano, a crise não se pode isolar do contexto mundial e, há muito, que vinha a alertar para a crise na Lavoura do arquipélago.
José Matos está em crer que se possa evitar um cenário de falências, no sector da produção leiteira e espera que a União Europeia venha a adiar a decisão de acabar com as quotas leiteiras, uma decisão tomada, aliás, há já alguns anos, quando a situação no sector dos lacticínios era ainda estável.
O Professor universitário defende que o Governo Regional devia conceder mais apoios aos produtores açorianos, mas acredita que a mediação e o entendimento entre a Indústria e a Lavoura não é fácil.
Como medida para se ultrapassar a actual crise, José Matos defende também a aposta na criação de um leite de identificação Geográfica Protegida e também a comercialização de leite biológico, pois que, à semelhança do que já se faz com a carne do arquipélago, afirma que a aposta deve estar na marca " Açores ", e não deixa de acreditar que os lavradores açorianos são capazes de fazer frente a estes novos desafios.
(In Carlos Tavares com Redacção da Antena 1 / Açores)
Etiquetas: Crise, José Matos, Lavoura, opinião
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home