Conferências sobre astronomia: A Matemática é fundamental
Compreender a importância da matemática na astronomia e a influência que pode ter esta compreensão em actividades relevantes no dia-a-dia da nossa vida é o objectivo das conferências que o professor Miguel Ferreira vai proferiu hoje, no Nordeste e, amanhã, na Escola Secundária Antero de Quental. O orador dá o exemplo de uma colega que, durante alguns anos, foi astrónoma e hoje faz cálculos matemáticos para bancos, de forma a prever a evolução dos mercados da bolsa.
Correio dos Açores Que temática vai abordar nas conferências que se enquandram no projecto Um Passeio pela Ciência: a Matemática na nossa Vida 2009, organizado pelo Departamento de Matemática da Universidade dos Açores?
Miguel Ferreira - Nos colóquios irei falar sobre a importância da Matemática, o seu papel fundamental na Astronomia. Irei abordar um pouco as ferramentas matemáticas que nós usamos na Astronomia ou Astrofísica, dando alguns exemplos relativamente simples para serem compreendidos pelos alunos e para tentar passar a mensagem de que a Matemática, hoje em dia, é indispensável em imensas actividades, portanto não é só Matemática para a Matemática, mas é Matemática para a ciência em geral, neste caso particular para a Astronomia.
Explique que importância dá à Matemática como contributo para a Astronomia.
A Astronomia é a aplicação da Física e da Matemática a um objecto de estudo que é tudo o que compõe o Cosmos. A linguagem que nós usamos é linguagem matemática, são modelos matemáticos que nos permitem descrever o que se passa, por exemplo, no interior de uma estrela. Isso permite-nos prever o que poderá acontecer no futuro a uma estrela que observamos, se poderá explodir como uma supernova ou, se pelo contrário, vai ter uma morte mais parecida com a do Sol. São os modelos matemáticos, aliados à Física, que nos permitem perceber muito daquilo que observamos através dos telescópios.
No seu entender, os açorianos estão despertos para a importância desta ciência?
Eu acho que algumas pessoas pensarão que a Astronomia é só observar, só olhar e ver as estrelas, as galáxias e os planetas, mas não é. A Astronomia, no presente, tem muito que ver com compreender e explicar. E para compreender e explicar é necessário aplicar a Física e a Matemática e é isso que se tem feito. Portanto, vai muito para além da observação, passa pela compreensão e explicação dos fenómenos que se observa. Pessoas têm visão muito negativa.
O que é se pode fazer para cativar as pessoas neste sentido, para lhes possibilitar mais informação?
Acho que hoje em dia a Matemática é vista de uma maneira muito negativa e há que inverter isso. Essa inversão tem que se iniciar nas idades mais jovens e penso que a Astronomia pode ser um veículo importante, cativando os alunos e os jovens a observar as actividades da Astronomia para, dessa forma, cativá-los para a ciência, não só para a Astronomia, mas para outras, inclusive a Física, a Matemática, a Engenharia, a Informática, tudo ciências que são úteis e fundamentais para a Astronomia. Neste sentido, penso que esta ideia dos meus colegas do Departamento de Matemática de fazerem estes colóquios é muito boa e vai na direcção certa de tentar inverter esta noção da Matemática que impera um pouco em Portugal.
Portanto, a Matemática tem uma utilidade prática em vários ramos.
Tem sim, com certeza que tem. Posso dar-lhe o exemplo de uma colega que durante uns anos foi astrónoma e depois decidiu mudar de profissão. Hoje, o que ela faz é cálculos matemáticos para bancos, de forma a prever a evolução dos mercados da bolsa, aplicando ferramentas matemáticas, muitas daquelas que ela usava quando fazia astronomia. Portanto, em tudo o que nós fazemos a Matemática está presente, nós é que não nos apercebemos disso, mas ela é fundamental para um biólogo, para um médico, para um engenheiro e, obviamente, para um astrónomo. Acaba por ser fundamental para quase todas as profissões. E esta problemática que vai estar em apreciação nos seus colóquios... Sim, vou falar um pouco sobre a importância da Matemática para a Astronomia e depois irei particularizar a forma como a Física aliada à Matemática nos permite descobrir objectos. O exemplo que eu vou focar é o da descoberta, na última década, de mais de 300 planetas à volta de outras estrelas. Estes planetas, na verdade, não se observam, não se vêem, é graças à compreensão da Física e da Matemática que nós conseguimos inferir a existência deles, apesar de não sermos capazes de ver a maior parte. Existem mais de 300 planetas no Universo?
Existem muitos mais, de momento conhecemos fora do nosso Sistema Solar mais de 300 planetas. Esse número, na próxima década, irá aumentar para alguns milhares.
(In Andreia Medeiros Correio dos Açores)
(In Andreia Medeiros Correio dos Açores)
Etiquetas: Ano Internacional da Astronomia, astronomia, Miguel Ferreira, Palestras
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