sexta-feira, agosto 22, 2008

Em defesa do Ambiente!

Foi apresentada e defendida no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores a tese de Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza de Sónia Patricia Aguiar Ávila, intitulada: “ Em defesa do Ambiente! Uma análise de conteúdo das medidas propostas por alunos do 2º ciclo do Ensino Básico nas PASE de Língua Portuguesa, nos Açores”, orientada pelas Professoras Rosalina Gabriel e Ana Moura Arroz dos Departamentos de Ciências Agrárias e Ciências da Educação da Universidade dos Açores.
A relação entre o meio ambiente e a educação assume um papel cada vez mais desafiador demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais complexos e riscos ambientais que se intensificam. É neste âmbito que surge a educação ambiental, tendo como objectivo pedagógico a consciencialização, mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação.Pretendeu-se com a esta investigação perceber quais as medidas ambientais que os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico da Região Autónoma dos Açores enunciam como urgentes, face aos problemas ambientais que mencionam. Para isso foi realizada uma análise de conteúdo da terceira pergunta das PASE (Provas de Avaliação Sumativas Externas) de Língua Portuguesa 2007, onde foi pedido aos alunos que escrevessem uma carta, a indicar medidas que a sua turma poderia por em prática para melhorar os problemas ambientais existentes. Neste estudo participaram 203 alunos em representação de todas as ilhas dos Açores com excepção das ilhas de Santa Maria e Graciosa, pois as suas escolas não disponibilizaram as PASE dos seus alunos.No sistema educativo, a educação ambiental, é transversal a todas as disciplinas. Desta forma, também quisemos perceber como é que esta transversalidade é abordada nas diferentes disciplinas do currículo, assim como nos programas. Para isso foi realizada uma análise de conteúdo de todos os manuais escolares adoptados na RAA, perfazendo um total de trinta e quatro manuais analisados. Assim como dos programas das diversas áreas curriculares disciplinares do 2º CEB, para averiguar qual a oferta disponível relativamente a este assunto.A interpretação dos resultados foi realizada de forma flexível, mobilizando análises descritivo-interpretativa e estatística.O presente estudo permitiu-nos concluir que tanto os manuais como os alunos destacam problemáticas ambientais relacionadas com as alterações climáticas, a poluição e a protecção da natureza. Onde as causas para estes problemas derivam essencialmente dos comportamentos individuais, ou seja, da acção humana, onde os impactos descritos demonstram um alto nível de gravidade.Relativamente às medidas de gestão dos problemas, tanto os manuais como os alunos referem em maior número as que estão ligadas à mitigação do problema como à mitigação das consequências do problema, com o propósito de mudar comportamentos, visto considerarem o Homem o principal responsável, tanto na criação dos problemas ambientais como na resolução dos mesmos.Nos relatos dos alunos, ao citarem as medidas que consideravam as mais adequadas, tivemos a oportunidade de inferir qual a sua envolvência nas estratégias que mencionavam, destacando-se as relacionadas com a intervenção, pois é perceptível que a maioria dos alunos já percebe a relação existente entre os problemas ambientais e os comportamentos que cada um de nós toma no nosso quotidiano, contribuindo assim para a melhoria ou agravamento dos problemas ambientais existentes. Esta conclusão também é visível nos argumentos utilizados pelos alunos demonstrando sentido de responsabilidade, cuidado ambiental, responsabilidade e colaboração nas medidas que enunciam. No entanto o destaque de atitudes e práticas pró-ambientais nos manuais não é assim tão relevante.No que respeita às implicações pedagógicas, considerou-se necessário o investimento da escola nas questões ambientais colocando em prática a transversalidade da educação ambiental, tanto nas diversas disciplinas que compõem o currículo, assim como, na consciencialização permanente dos alunos na realização de actividades pró-ambientais diárias, dado que os resultados obtidos no estudo, parecem transmitir uma visão limitada dos problemas ambientais existentes, assim como das medidas pró-ambientais a realizar.

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