domingo, maio 11, 2008

Em Viseu TUSA vence festival de tunas

A Tuna Universitas Scientiarum Agrariarum (TUSA) do pólo de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores foi a grande vencedora do 4º Certame Internacional de Tunas do Dão (CITADÃO), trazendo para a Terceira seis dos nove prémios em concurso.
Melhor tuna, tuna mais tuna, melhor original, melhor estandarte, melhor serenata e melhor Passa Calles foram as distinções conseguidas pelos 34 elementos da TUSA que se deslocaram a Viseu.
Segundo Luís Godinho, presidente da tuna, a TUSA tem recebido prémios “em todos os festivais que participou no continente, mas este foi aquele onde recebemos um maior número”.
O número de prémios conseguidos no CITADÃO ganha ainda mais realce pelo facto da TUSA ter a particularidade de tocar quase exclusivamente músicas originais, feitas por um dos elementos.
“Ganhar um festival tocando só originais não é fácil. A nível nacional penso que somos os únicos que o fazemos. De todas as músicas que tocamos, apenas uma é que a letra não é nossa”, refere o líder da TUSA.
Apesar dos prémios e do reconhecimento, a tuna vê-se obrigada a recusar muitos dos convites que tem para actuações em festivais, devido aos elevados custos que as viagens acarretam e aos poucos apoios disponíveis.
A TUSA conta actualmente com 26 estudantes a que se juntam em algumas actuações alguns elementos que já estão a trabalhar ou em estágios fora da ilha. Este ano entraram 11 novos elementos, um número que Luís Godinho considera “muito positivo, tendo em conta que o pólo da Universidade dos Açores não tem muitos alunos, comparado com outras universidades”.
Depois da participação no CITADÃO, as atenções da TUSA viram-se agora para a 5ª edição do seu festival, o Ciclone que terá lugar este ano nos dias 7 e 8 de Novembro.
Sem adiantar muitos pormenores sobre a edição deste ano, Luís Godinho avança que a organização pretende introduzir “algumas novidades no formato do festival”.
(In A União)

Etiquetas: , , ,