sábado, maio 10, 2008

EStados Unidos impõe condições à investigação do LNEC

Os Estados Unidos impuseram, ontem, condições à aceitação dos resultados do estudo para apurar a contaminação no Concelho da Praia da Vitória encomendado pela autarquia ao LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, na sequência da revelação de estudos norte-americanos que provam a contaminação de solos, aquíferos suspensos e do aquífero principal da ilha.
No que respeita à aceitação dos resultados definitivos, ficou condicionado o LNEC apresentar a lista de técnicos a enquadrar no estudo”, revelou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, depois de ter recebido, ontem à tarde, a cônsul dos EUA nos Açores.
“Vamos tentar que não seja um argumento…”, desabafou Roberto Monteiro, antes de afirmar que “o LNEC tem capacidade para disponibilizar técnicos de credibilidade inquestionável”.
O autarca adiantou não ter a cônsul, que estava acompanhada por dois outros norte-americanos, informado sobre se os EUA pretendem invocar qualquer direito de veto caso não concordem com a equipa que o LNEC indicar.
Roberto Monteiro diz-se firme na decisão de retirar todas as consequências do estudo encomendado ao LNEC, incluindo, se for necessário, o recurso a tribunais internacionais para obrigar o poluidor a pagar os estudos e a despoluição.

COLABORAÇÃO
A Cônsul ofereceu-se para colaborar com a edilidade e ceder as análises mais recentes, algumas das quais datam já deste ano.
Jean Manes disse ao DI, já no exterior do edifício camarário, e em conversa informal, que “não há nada a esconder” e que “são efectuadas análises periódicas com a finalidade fazer o ponto da situação”,
A Cônsul disse ainda que foram os norte-americanos que tomaram a iniciativa de efectuarem as análises e que isso “mostra o interesse em cooperar, em todas as circunstâncias, com as autoridades portuguesas ou locais”.

BOA PARA CONSUMO
A Câmara Municipal da Praia da Vitória disponibilizou ontem aos jornalistas as mais recentes análises efectuadas à água para consumo dos praienses e que “provam que a água é de boa qualidade e não constitui o menor risco para a saúde pública”.
Monteiro pediu à comunicação social que passasse para a opinião pública, “de forma definitiva, que a água que é servida ao público é totalmente fiável e não tem nada a ver com as análises que referem a eventual contaminação”.O presidente da autarquia praiense acentuou, durante a conferência de imprensa, que uma das preocupações da edilidade tem a ver, agora, com a resolução das questões que se prendem contaminações à superfície, sobretudo as que dizem respeito à cadeia alimentar.

ABUSO DA ÁGUA
Roberto Monteiro enfatizou que o estudo que vai ser adjudicado ao LNEC pela autarquia e pago pela secretaria regional do Ambiente e do Mar, pretende ainda que sejam verificadas as capacidades dos aquíferos usados pelos norte-americanos, no sentido de resguardar a importância do património que é a água.
Os norte-americanos consomem, sem pagar, cerca de dois milhões de euros de água por ano.
(In Diário Insular)

Etiquetas: , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

se os portugueses pagam a agua,pk e k os os americanao nao pagam???

10:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ACHO k os americanos deviam tb pagar a agua k consomem?

10:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home