domingo, abril 13, 2008

Paúl do Cabo da Praia necessita de protecção

Sensibilizar a população para a importância de proteger o Paúl da pedreira do Cabo da Praia, um dos locais mais ricos da ilha em termos de biodiversidade, é o objectivo do projecto “Vamos conhecer o Paul”, que deverá começar a ser desenvolvido, ainda no início deste mês, por um grupo de alunos do curso de mestrado em Educação Ambiental da Universidade dos Açores, coordenados pelos Professores Pedro Gonzalez e Félix Rodrigues.

De acordo com Carlos Leal, um dos alunos, o projecto passa por uma acção de limpeza do Paúl, existindo também a possibilidade de realização de um vídeo promocional sobre a necessidade de proteger o local.“É preciso ver que o Paúl da pedreira do Cabo da Praia é uma zona extremamente interessante em termos de investigação, devido à passagem de aves migratórias, por exemplo, do Norte de África e da América. Existem cientistas da Noruega e da Suécia que abdicam de ir a qualquer outra ilha ou a qualquer outro local da Terceira e querem logo ir para o Paúl. É uma zona para a qual se tem de começar a ter um olhar mais atento”, defende Carlos Leal, que acrescenta que “não se pode continuar a deitar lixo para um dos locais mais ricos da nossa ilha em termos de biodiversidade. Segundo o aluno do curso de mestrado em Educação Ambiental, as várias acções de sensibilização que possam vir a ser realizadas no âmbito do projecto “Vamos conhecer o Paúl” serão direccionadas quer para o público escolar como para o resto da população.
OBRA DO HOMEM
Carlos Leal lembra que o Paúl não se trata de uma obra da natureza, mas de um dos poucos casos em que a intervenção humana conduziu ao aumento da biodiversidade. “Por vezes as pessoas esquecem-se, mas, nos anos 70, quando se começou a construir o porto oceânico da Praia da Vitória, houve uma grande necessidade de pedra, e criou-se aquela pedreira, Mais tarde, houve comunicação com a água do mar e formaram-se poças de maré. Hoje, este é um poiso de eleição para várias aves e é isso que tanto atraí a comunidade científica”, explica o aluno da academia açoriana.Participam no projecto mais duas alunas, Berta Martins e Orjana Lara Rich. Ainda de acordo com Carlos Leal, o “Vamos Conhecer o Paúl” deve transitar da fase de pré-projecto já na próxima semana, sendo que as várias iniciativas de sensibilização têm início marcado para o final deste mês.
(In Diário Insular)

Etiquetas: , , , , , , , ,