domingo, abril 13, 2008

Primeiro Atlas do ovócito

Angra do Heroísmo, Açores, 10 Abr (Lusa) - O primeiro "Atlas do Ovócito e do Embrião Bovino", escrito em português, elaborado por uma equipa do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, é editado até ao final do primeiro semestre deste ano.
A informação foi avançada à Agência Lusa pelo investigador Moreira da Silva, um dos co-autores do livro, que, porém, se recusa a afirmar que "é o primeiro da Europa tão detalhado", ainda que admita que "não conhece nenhum outro".
"O atlas pretende fazer a história do ovócito desde a sua formação no ovário, passando pela ovulação, fecundação 'in vitro' e o seu desenvolvimento até à implantação", explicou o investigador universitário.
Moreira da Silva sublinha que "este é um atlas muito completo, com 170 páginas, esquemas, exemplificativos e fotografias ao microscópio electrónico e de fluorescência".
O trabalho desenvolve "o ciclo sexual de todas as espécies, com maior ênfase nos bovinos, a formação dos anexos embrionários com ênfase na placenta, o parto e as técnicas de reprodução desde as clássicas até às de 'in vitro', reprodução de gémeos, clones e animais transgénicos".
O livro, fruto de um trabalho no laboratório de reprodução animal do Departamento de Ciências Agrárias, desenvolvido nos últimos 11 anos, é considerado "um modelo didáctico que vem colmatar uma falha no ensino em Portugal".
O atlas, com uma tiragem prevista de 15 mil exemplares, é editado pela "Principia" e dirige-se, preferencialmente, aos alunos do Ensino Secundário (11º. e 12º. anos de escolaridade) e ensino universitário.
"Conheço um pequeno atlas francês de dez páginas", não existindo "nenhum em português escrito por portugueses", referiu o investigador.
O livro, coordenado por Moreira da Silva, é também da autoria dos investigadores Gonçalo Antunes, Andreia Marques e Pedro Santos.

(In Lusa)

Etiquetas: , , , ,