quinta-feira, janeiro 03, 2008

Faleceu o Professor Apolinário José da Cruz Vaz Portugal

Informa-se a Comunidade Académica do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores que esta manhã, 2 de Janeiro, faleceu em Santarém o Professor Doutor Apolinário José da Cruz Vaz Portugal, grande amigo desta Universidade e um dos impulsionadores do Departamento de Ciências Agrárias. O Pró-Reitor do Campus de Angra do Heroísmo, Professor Alfredo Borba, em nome da Universidade dos Açores e do Departamento de Ciências Agrárias endereçou à família enlutada os sentidos pêsames.
O Professor Apolinário Vaz Portugal, foi ministro da Agricultura nos III e IV Governos Constitucionais (1978 e 1979), investigador, ex-director da Estação Zootécnica Nacional e da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, morreu no dia 2 de Janeiro de 2008, vítima de doença prolongada.
Com 77 anos, Apolinário Vaz Portugal foi, segundo o actual director da Estação Zootécnica Nacional (EZN), Ramalho Ribeiro, uma personalidade «muito marcante na vida portuguesa».
«Criou uma escola, dando uma perspectiva científica à produção animal e trazendo para Portugal e para a agro-pecuária portuguesa uma visão de estudo e aprofundamento do conhecimento científico», em áreas como a nutrição, a genética, o melhoramento animal, disse Ramalho Ribeiro à agência Lusa.
Ramalho Ribeiro realçou ainda a grande preocupação de Vaz Portugal em formar discípulos, incentivando-os a deslocar-se ao estrangeiro para uma formação mais especializada, «sendo hoje referência em universidades e institutos de todo o país».
Por outro lado, Vaz Portugal criou na EZN «um centro de investigação de referência em produção animal», tendo sido «motor de mudança e inovação», sendo uma «referência em termos internacionais, reconhecido pelos seus pares na maior parte dos fóruns», frisou ainda.
Nascido na Murtosa, distrito de Aveiro, em Novembro de 1930, Vaz Portugal licenciou-se em Medicina Veterinária em 1955, estudos que complementou em França (Sorbonne e École des Hautes Etudes) e na Escócia (Aberdeen), fazendo o doutoramento em Ciências Veterinárias em 1967.
Iniciou nesse ano a carreira como investigador, assumindo a chefia do Departamento de Nutrição e Alimentação Animal da EZN, tendo leccionado (1972) na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, da qual se tornou director em 1974, eleito em Reunião Geral de Alunos.
Nesse mesmo ano assumiu funções de director da EZN, tendo sido ainda sub-director Geral do Instituto Nacional de Investigação Agrária (1976).
Em 1978 foi nomeado secretário de Estado do Fomento Agrário (II Governo Constitucional), ocupando a pasta de ministro da Agricultura nos dois Governos seguintes (1978 e 1979).
Foi presidente do Conselho Nacional do Plano (1984), tendo ainda assumido a presidência da Assembleia Municipal da sua terra natal em dois mandatos (em 1986 e 2001).
Do seu currículo destacam-se ainda diversas condecorações, prémios e distinções, tanto no estrangeiro como em Portugal, onde foi agraciado com a Grã Cruz do Mérito Agrícola (1992) e Grã Cruz da Ordem do Mérito (2007).
O corpo está em câmara ardente na Igreja da Azoia de Baixo, Santarém, realizando-se uma missa às 19:00, e o funeral realiza-se quinta-feira às 12:00 para o cemitério da Murtosa, distrito de Aveiro.
(In Lusa)

Etiquetas: , , , , , , ,