sexta-feira, setembro 11, 2009

TÉRMITAS E GRIPE

Francisco Maduro-Dias

Comparar a questão das térmitas com a da gripe A e o vírus H1N1, nos Açores, poderá parecer uma brincadeira de maus gosto, mas gostaria de o fazer aqui para marcar a diferença de comportamentos, sobretudo públicos, perante duas ameaças, ambas relativamente desconhecidas.Quanto à gripe houve alarme público – porventura excessivo – logo seguido de declarações e atitudes públicas.Ou bem, ou mal, ou mais ou menos – temos tido de tudo, desde um laboratório a funcionar quase desde início até instalações ad hoc, metidas quase à força em compartimentos surpresa – o certo é que a inquietação das pessoas foi correspondida com a actividade pública. Talvez porque vinha soprada do exterior, houve que “mostrar serviço” e ainda bem que assim está a ser. No que diz respeito às térmitas tem acontecido exactamente o contrário, só agora dando alguns sinais de mudança.As casas foram, entretanto, sendo atacadas e as pessoas alarmadas; Assiste-se, ainda hoje, a um transporte de madeira infestada sem condições; Deixa-se que “o mercado”, na sua pior expressão, ou seja “quem puder que se salve” se instale quanto a este assunto;
Anota-se o evoluir da situação e o alastrar pelas ilhas;
Cria-se uma legislação de aparente apoio mas quase inexequível na prática efectiva e pouco eficiente.
De facto as iniciativas foram escassas e só agora começam a estruturar-se mas, sobretudo, quase toda a actuação, até agora, tem sido orientada por um comportamento estranho: É como se as pessoas se devessem sentir culpadas dessas bichinhas malditas existirem por aqui.
Ora, do mesmo modo que ninguém terá culpa do vírus da gripe existir e querer tratar da sua vida em cada ano, por isso muda de ADN, também não haverá culpados especiais por as térmitas existirem e, mesmo, por terem chegado cá. Aliás, como escrevi há uns meses largos: Com tantas espécies e subespécies, por esse mundo fora, só é de espantar como é que só agora é que elas arribaram a estas ilhas. A culpa começa, isso sim, no momento em que, sabendo-se o que já se sabia sobre elas, quando foram detectadas, se deixou correr o assunto como se tem deixado.É aqui que surpreende a diferença de modos de actuação.
Se bem que num caso estejam em jogo vidas humanas e noutro bens materiais, é inaceitável que se continue a actuar, quanto à gripe, assumindo a responsabilidade pública clara, dando orientações e organizando a resposta e noutro se continue, quase a reboque dos afectados e da comunidade académica, a promover estudos e modestos apoios.
O impacto social, comunitário e cultural é enorme em ambas as situações. Há que percebê-lo e alterar modos de actuação.

(in DI Revista)

Etiquetas: , ,