quinta-feira, setembro 10, 2009

Açores com candidatura aprovada ao projecto ISLE-PACT

As ilhas açorianas encontram-se entre as 12 regiões insulares que vão participar no projecto europeu ISLE-PACT. O projecto abrange também as ilhas ocidentais da Escócia, a ilha sueca de Gotland, a ilha da Madeira, as ilhas Canárias, as Baleares, as ilhas gregas de Aegean e de Creta, a ilha maltesa Sassari, a Ilha de Chipre e a ilha Dinamarquesa de Sams.
Entre os objectivos do projecto, com um orçamento global de 3,7 milhões de euros, está a contribuição para o alcance das metas europeias no que concerne à sustentabilidade energética e ao combate das alterações climáticas, através de um ambicioso compromisso de redução das emissões de CO2 e de melhoria da eficiência energética em 20 por cento, ou mais, até 2020.
A contribuição para a protecção dos ecossistemas insulares e o aumento da sua independência ao nível do abastecimento de energia e de água, bem como a propiciação do desenvolvimento económico local, da criação de emprego e da reversão do declínio da população local, são outras das metas.
Arena à frente da candidatura
A entidade açoriana responsável pela candidatura da região ao projecto ISLE-PACT foi a Arena - Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma dos Açores, que contou com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, através da Direcção Regional da Energia e da sub-Secretaria dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa.
A candidatura agora aceite terá como resultado a divulgação à União Europeia de projectos na área das energias renováveis, projectos esses que serão os que os Açores irão implementar no Green Island.
O Green Island é um projecto na área das energias renováveis que resulta da
vontade do Governo Regional da Região Autónoma dos Açores em alcançar 75 por cento de produção de energia eléctrica de origem limpa e de um esforço científico conjunto entre o MIT (Massachusetts Institute of Technology), as Universidades do Continente que integram o MIT Portugal e a Universidade dos Açores para chegarem a um plano energético para o arquipélago.
(In Portal Ambiente Online)

Etiquetas: ,