quarta-feira, setembro 02, 2009

Açores têm cada vez mais equipamentos de investigação

O presidente do Governo Regional dos Açores, no último dia da visita estatutária à ilha Graciosa, revelou satisfação pelo facto de o arquipélago ser cada vez mais procurado para a instalação de equipamentos de investigação científica. Carlos César assistiu a um dos quatro lançamentos diários de um balão equipado com um emissor para transmissão de dados sobre radiação atmosférica, nuvens, aerossóis e precipitação.
Estes equipamentos estão instalados provisoriamente no Aeródromo da Graciosa, no âmbito do projecto ARM («Atmospheric Radiation Measurement»), que resulta de uma parceria entre o executivo açoriano e o Departamento de Energia dos Estados Unidos da América. Os balões lançados diariamente naquela estrutura recolhem as informações, que são depois disponibilizadas à comunidade científica internacional, via Internet.

Além do Governo dos Açores, associaram-se também a este projecto, a Universidade dos Açores e o Instituto Nacional de Meteorologia. Na ocasião, Carlos César realçou que este projecto trará maior notoriedade, não só à Graciosa (um dos cinco locais do mundo escolhidos para estes estudos), como para todo o arquipélago. No seu entender, a estação do projecto ARM não resulta do acaso, mas antes de um conjunto de “novas centralidades criadas nos Açores”, ligadas à investigação científica. “Estes projectos não surgem, naturalmente, por acaso”, lembrou o presidente do Governo, acrescentando que são, isso sim, “consequência de um trabalho continuado do Governo Regional”. O chefe do executivo açoriano realçou que as estações da ESA e da Edisoft, em Santa Maria, o projecto Pico-Nare, também ligado às questões climáticas, e as novas estações de geodesia e radioastronomia das Flores e de Santa Maria “aproximam a região de novos pólos de investigação científica”.

(in Ciência Hoje)

Etiquetas: , , , ,