quinta-feira, março 12, 2009

Epitrix em batateira

Jorge Carvalho - Engenheiro Agrícola licenciado pela Universidade dos Açores

Estamos no início das plantações de uma das culturas mais importantes no nosso país em termos horto-industriais - a batateira! Desta forma, agricultores, técnicos e demais agentes envolvidos na fileira, deverão estar atentos a novas pragas e doenças que, cada vez mais estão na ordem do dia, resultamtes de diversas conjugações de factores tais como a mobilidade de produtos acabados, sementes, transportes, embalagens e também das alterações climáticas. Assim, já não são só as pragas e doenças "tradicionais" que nos apoquentam pois, a par delas, vão surgindo outras que, pelo facto de serem desconhecidas, causam, nos primeiros anos, estragos económicos consideráveis.A Epitrix similaris é uma praga recente na europa que causa prejuízos avultados, pelo que há que estar muito atento e vigilante. É oriunda da América do Norte e foi detectada em Portugal em 2007.

BIOECOLOGIA

A Epitrix similaris Gentner, é um coleóptero negro brilhante com patas posteriores muito desenvolvidas. O corpo de forma oval e a cabeça e o protórax são estreitos com olhos moderadamente proeminetes. É um insecto que mede de 1,6 a 1,9 mm. Hiberna no solo sobre os resíduos das culturas e/ou das infestantes e na primavera migra para as folhas da cultura onde acasalam.Os ovos são microscópicos e ovais e as posturas são feitas na zona do colo da planta.Após a eclosão dos ovos, as larvas migram para os tuberculos. As larvas são de cor branco creme medem entre de 2 a 3 mm, e têm 6 pares de patas pouco visiveis; após o seu completo desenvolvimento pupam em galerias feitas no solo. As pupas são de cor branco e medem de 6 a 8 mm.Consoante as condições climatéricas podem ter duas a três gerações no caso de Portugal continental.

Luta Cultural
- Rotação cultural;
- eliminação dos restos de cultura e dos hospedeiros (erva moira, figueira do inferno. São também hospedeiros o tomateiro, beringela e pimenteiro).
Luta química
Esta deverá ser a última opção até porque só agora (4 Março 2009) é que foram homologadas as substâncias activas bifentrina e acetamiprida (nº máximo de aplicações 2), no âmbito do alargamento de espectro.

(In Horticularidades)

Etiquetas: , , , ,

1 Comments:

Anonymous pedro mansilla said...

Me gustaria, si es que tienen, poder ver alguna foto de las larvas de Epitrix. Mi correo es pmansilla@efa-dip.org. Por cierto detecto un fallo en su escrito, las larvas no tienen 6 pares de patas, más bien será 6 patas o tres pares de patas.
Gracias
Pedro

12:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home