quinta-feira, outubro 09, 2008

Energias renováveis - Conferência do Professor Paulo Ferrão em Angra do Heroísmo

Decorreu, no dia 7 de Outubro, no auditório do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, integrada no aniversário do Campus, uma conferência intitulada "Energias Renováveis" proferida pelo Professor Paulo Ferrão do Instituto Superior Técnico e coordenador da equipa do MIT-Portugal.
O modo como as empresas e as sociedades encaram as questões ambientais tem evoluído ao longo das últimas décadas. As empresas posicionavam-se inicialmente perante as questões ambientais como mais um factor de custo, geralmente determinado por imposições legais, mas têm vindo a evoluir para uma estratégia mais proactiva, em que o ambiente é parte integrante da estratégia de negócio. Esta evolução não é alheia ao facto de as políticas públicas terem deixado de estar tão fortemente focadas nos processos de fabrico ou na oferta de energia para se centrarem mais no ciclo de vida dos produtos ou na procura de tipos de energia através de conceitos como a politica integrada do produto ou o conceito de produtor/consumidor de energia.
Deste modo, assiste-se actualmente ao surgimento de um novo paradigma ambiental baseado numa nova abordagem da interacção entre ambiente, economia e sociedade, que é transversal aos sistemas económicos e integra as simbioses existentes entre ciclos de vida de diferentes produtos e mudanças de paradigmas económicos.
No Projecto Green Islands, do MIT-Portugal, centrado no Arquipélago dos Açores, pretende-se desenvolver um plano estratégico, bem como parte da sua implementação, para transformar algumas ilhas dos Açores em sistemas energicamente autónomos, actuando nomeadamente nos sistemas de transporte, através da introdução de frotas de veículos movidos a electricidade, tendo impacto ao nível do sistema eléctrico, maximizando a produção de electricidade a partir de recursos renováveis e aumentando a eficiência energética da procura na utilização de vários recursos.
Green Islands é assim o nome de um projecto inovador que poderá mudar a forma como os Açores utilizam os seus recursos energéticos. O objectivo passa por encontrar novas metodologias de rentabilização dos recursos naturais da região, com vista a atingir uma autonomia energética. As ilhas das Flores e São Miguel foram as escolhidas para a fase experimental da iniciativa.
As ilhas são excelentes laboratórios reais, nos quais se podem organizar e demonstrar novas metodologias para uma transformação económica e ambientalmente sustentável de soluções inovadoras no domínio energético.

Etiquetas: , ,