Festival “Máscara Ibérica”
“Máscara Ibérica” é o nome da maior iniciativa cultural trazida pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo para assinalar a Semana da Mobilidade, uma campanha europeia que conta com 65 localidades, este ano dedicada ao tema “Ar Puro para Todos”.A “Máscara Ibérica” estará em Angra do Heroísmo de sexta-feira, dia 19, até 11 de Outubro, com a exposição principal, no Teatro Angrense, teatro de marionetas, animação musical, mostras de várias regiões, workshops, artesanato e diversos espectáculos.Deste modo, no dia 19 de Setembro destacam-se a actuação teatral “Mamulengo do João Redondo”, pelo Teatro de Formas Animadas de Vila do Conde, pelas 21h30,no Teatro Angrense, bem como a inauguração da exposição “Máscara Ibérica”, no mesmo local, mas pelas 21h.No mesmo dia, a animação musical arranca na Praça Velha e Rua da Esperança, pelas 17h30, prolongando-se até às 20h30, com actuação do Grupo de Máscaras e Gaiteiros de Ousilhão, prova de vinhose uma mostra de produtos regionais. Já no dia 20 destaca-se a mostra de produtos locais dos Açores e a actuação de um grupo de violas, a partir das 21h30, na Praça Velha.Nos dias 26 e 27, o ponto forte está reservado para a noite. A 26 tem lugar, pelas 21h, uma parada com os grupos charangas dos Escuteiros, Teatrinho, e Grupo de Bombos de TokAvacalhar, que parte do Alto das Covas rumo à Praça Velha. A 27 a Praça Velha é palco, pelas 21h, do concerto de Susana Seivane e do trio Acordarchi, de Castelo Branco.A três e quatro de Outubro actuam os grupos de caretos de Lazarim, de bombos do Lamego, pelas 12h30 e 17h30, no dia três, e 10h30 e 17h30, no dia 4.Na noite de quatro, pelas 21h30, as danças de Carnaval voltam ao Teatro Angrense.Finalmente, a 10 e 11, destaca-se, a 10, a actuação do grupo de Teatro “Pedra Mó”, pelas 21h30, no Teatro Angrense e, para terminar o festival cultural, na noite de 11, actuam na Praça Velha, a partir das 21h, o Grupo de Gaiteiros e Pantallas de Xinzo Limia e os Dazkarieh.Além disso, à margem do “Máscara Ibérica”, realiza-se um concerto de música clássica pela soprano Ana Paula Pereira e pela pianista Olga Lysa, pelas 21h, no Salão Nobre da secretaria regional da Educação e Ciência.
Virgílio Lopes, da associação Progestur, responsável pela iniciativa Máscara Ibérica, acredita que os terceirenses vão aderir. “O primeiro objectivo é dar a conhecer as coisas às pessoas. Acreditamos que se o que mostramos tem valor, as pessoa vão forçosamente aderir. Fizemos algo semelhante quando a estação do Rossio abriu em Lisboa e tivemos 250 mil visitantes em dois meses. Por todos os sítios por onde vamos passando, as pessoas aderem. A cor das máscaras, os sons... Têm beleza. As nossas tradições são valiosas”, adianta.
Dia sem carros
Entretanto, em relação à semana da mobilidade propriamente dita, esta prolonga-se até segunda-feira, dia 22, Dia Europeu sem Carros. O trânsito estará encerrado no centro histórico da cidade. Além das iniciativas lúdicas dirigidas às crianças, realiza-se uma feira de rua e uma palestra sobre poluição atmosférica em Angra do Heroísmo, por Félix Rodrigues, às 14h30, no salão nobre da câmara municipal.
(In Diário Insular)
Etiquetas: Câmara Municipal, Dia sem carros, Félix Rodrigues, Palestras, Poluição
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home