Intercâmbio entre a Universidade dos Açores e a Universidade de Sargoça
Esta viagem realizou-se no âmbito do “ Lifelong Learning Programme – ERASMUS”. Contou com o apoio do GRI – Gabinete de Relações Internacionais da Universidade dos Açores.
O objectivo desta deslocação foi a colaboração na distribuição da docência de doutoramento e preparação de trabalhos conjuntos no Departamento de Química Analítica/Grupo de Cromatografia/ Laboratório do Aroma e Enologia.
O Professor Catedrático Juan Cacho, Químico e Enólogo, é o director deste Grupo e Laboratório. É o melhor especialista neste domínio na Península Ibérica, e um dos melhores da Europa. Este distinto investigador, apesar de ser uma pessoa muito ocupada e solicitada, gosta profundamente de ensinar. A docente Teresa Lima sente muita admiração e aprecia muito a investigação desenvolvida pelo Prof. Juan Cacho.
Durante uma semana, partilharam-se aulas sobre a realidade do actual sector vitivinícola dos Açores e comparou-se com a existente em Aragão.
Discutiu-se a metodologia analítica mais apropriada para as análises qualitativa e quantitativa dos aromas dos vinhos com especial ênfase em olfactometria e separação de grupos de aromas por HPLC.
O objectivo fundamental da deslocação alcançou-se plenamente. Consolidaram-se as relações entre a Universidade dos Açores/Departamento de Ciências Agrárias/Laboratório de Enologia e a Universidade de Saragoça/Faculdade de Química/ Departamento de Química Analítica/ Laboratório de Análises de Aroma e Enologia, e assentaram-se as bases para a cooperação na docência e investigação no tema concreto do aroma do vinho.
Seria conveniente continuar estas estadas no Laboratório de Análises de Aroma e Enologia em anos sucessivos, não somente de professores mas também de alunos de doutoramento.
(In Bagos D'Uva)
Etiquetas: enologia, Juan Cacho, Programa Erasmus, Teresa Lima, Universidad de Saragoça
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home