quinta-feira, junho 05, 2008

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE - Escola Profissional vai plantar árvores

A plantação de árvores, exposições, jogos, ateliers e actividades lúdicas baseadas nos diversos problemas ambientais são algumas das acções promovidas pela Escola Profissional da Praia da Vitória (EPPV), nos próximos dias 5 (Dia Mundial do Ambiente) e 6 de Junho.
Trata-se de uma iniciativa cujo objectivo é promover a educação ambiental e o respeito pelos espaços verdes junto de mais de meia centena de alunos, entre 16 e 40 anos de idade, de cinco cursos do programa “Reactivar”. “Esta actividade surge na sequência do nosso plano de actividades, inserida no programa Eco-Escola, e vai proporcionar aos alunos o contacto com as temáticas ambientais, a aprendizagem de comportamentos correctos, para além de permitir o convívio e o trabalho de equipa entre estudantes dos diferentes cursos”, sustenta Domingos Borges, director da EPPV. Já Soraia Aguiar, professora responsável pelo projecto, adianta que “um dos objectivos passa também por chamar atenção da comunidade escolar; alertar alunos, professores, auxiliares, para os problemas ambientais e preservação do ambiente, e mostrar aos estudantes como eles poderão ligar essas mesmas aprendizagens à sua vertente profissional”. E acrescenta: “Dali vão sair futuros profissionais e portanto têm de ter atenção que o mercado de trabalho está bastante desperto para a realidade ambiental”. Na prática, na manhã de quinta-feira, 5 de Junho, os alunos irão plantar cinco árvores, simbolicamente, uma por cada curso, no próprio espaço escolar, seguindo demonstrações das disciplinas tecnológicas, mediante stands orientados pelos professores daquelas disciplinas.“Assim os alunos ficam com uma ideia do que é que os colegas estão a fazer em termos de práticas de curso, bem como tomam conhecimento de outros espaços de trabalho existentes na escola”, explica a docente. Durante a tarde estarão vigentes as áreas sócio-culturais e científicas com a realização de actividades que vão “propor soluções eficazes na redução dos impactos dos problemas ambientais como é o caso da reciclagem”, e uma palestra sobre a reutilização de óleos, proferida por Emanuel Barcelos, Mestrando em Engenharia do Ambiente da Universidade dos Açores. Quanto ao dia 6 de Junho, as actividades programadas serão realizadas no exterior, com um passeio pelo trilho pedestre “Mistérios Negros”, no sentido de promover o contacto com a Natureza. No mesmo dia haverá ainda um almoço-convívio na reserva florestal dos Viveiros. O projecto, que envolve mais de uma dezena de professores do programa “Reactivar” da EPPV, englobando os cursos de Acção Educativa; Produção Agrícola; Serviço de Andares em Hotelaria; Cozinha; e Refrigeração, Ar condicionado e Climatização, conta com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, Ecoteca da Terceira e Laboratório de Ambiente Marinho e Tecnologia da Universidade dos Açores. É de referir que o programa “Reactivar” são cursos orientados para adultos desempregados, alguns em risco de exclusão social, com dupla certificação, isto é, ao mesmo tempo que dão equivalência a um nível de escolaridade (sexto ou nono ano) permitem a certificação profissional.

Governo vai distribuir puzzles e jogos de memória

O Governo dos Açores vai distribuir, por diversas entidades regionais, seis mil exemplares de puzzles e jogos de memória, para comemorar o Dia Mundial do Ambiente que se celebra quinta-feira. A iniciativa tem por objectivo sensibilizar os açorianos, especialmente os mais jovens, para o conhecimento e para a protecção de espécies protegidas. O puzzle, que destaca as espécies marinhas dos Açores, tem 88 peças e faz referência a quatro espécies protegidas pela directiva Habitats, nomeadamente, o Garajau-rosado (Sterna dougallii), o Cagarro (Calonectris diomedea borealis), o Roaz (Tursiops truncatus) e a Tartaruga-careta (Caretta caretta), com uma pequena descrição das espécies, assim como, do seu estatuto de protecção. Quanto ao jogo de memória, sobre as espécies endémicas dos Açores, tem 59 cartas, das quais 50 com fotografias das diferentes espécies da flora endémica da Região, enquanto que as restantes apresentam instruções do jogo e uma pequena descrição das espécies, bem como, da sua localização geográfica.
Sónia Bettencourt

(In A União)

Etiquetas: , ,