quarta-feira, junho 04, 2008

Universidade recebe reforço de 1,4 milhões do Ministério do Ensino Superior

A Universidade dos Açores (UAç) anunciou que vai dispor de um reforço financeiro de 1,4 milhões de euros, que vai permitir regularizar a sua contabilidade até ao último trimestre deste ano.
"O ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior concedeu um reforço financeiro de 1,4 milhões de euros à Universidade dos Açores", anunciou hoje a instituição de Ensino Superior do arquipélago.
Segundo a UAç, está prevista para o último trimestre de 2008 a celebração de um contrato de saneamento financeiro com o Governo da República, que vai garantir a "sustentabilidade financeira institucional a mais longo prazo".
Além disso, acrescenta, continuam a decorrer os trabalhos da comissão mista criada entre a universidade e o Governo Regional dos Açores que pretende apurar soluções financeiras para a academia do arquipélago, mas ainda não existem conclusões definitivas.
No final de 2007, o ministério do Ensino Superior adiantou que a Universidade dos Açores teria de assinar um contrato de saneamento económico e financeiro para que, num prazo máximo de três anos, atinja o equilíbrio entre receitas e despesas.
A Universidade dos Açores tem dez departamentos e duas escolas superiores de enfermagem, distribuídos pelas cidades de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.
Esta tripolaridade da instituição obriga a um aumento de custos de funcionamento, como tem alegado o reitor Avelino Meneses.

(In Expresso)

Etiquetas: , , ,