sábado, maio 31, 2008

Cinema: Filmes do Festival de Avanca exibidos em Timor

Vários filmes premiados no Festival de Avanca vão ser exibidos em Junho em Timor Leste, anunciou hoje o cine-clube daquela localidade portuguesa.
A extensão do Festival em Timor é organizada conjuntamente com o Cine Clube de Angra do Heroísmo e a Universidade Nacional Timor Loro-Sae e, entre os filmes em exibição, irá estar a curta-metragem de animação "Timor Loro-Sae" de Vítor Lopes, que foi objecto de vários prémios internacionais.
Com sessões previstas para várias cidades de Timor, nomeadamente Díli e Baucau, esta extensão do Festival de Avanca será apresentada pelo Professor do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, Manuel Salvador Lima, que dirige a extensão do Avanca nos Açores e se encontra em Timor-Leste ao abrigo de um acordo com a respectiva Universidade Nacional. Também se encontra em Timor, o Professor do mesmo Campus da Universidade dos Açores, Pedro González que colabora com a Universidade de Timor Leste.
Costa Valente, do Cine-Clube de Avança, disse à Lusa que, com a projecção dos filmes em Timor, "espera-se ajudar a criar um sentido do audiovisual nas novas gerações de timorenses".
Segundo explicou Costa Valente, "não há ainda produção local que possa colocar Timor-Leste no mapa audiovisual, embora haja alguma formação nessa área por parte de organizações não governamentais (ONG) e através do Instituto Camões".
"É todo um caminho que tem de ser construído com as gerações mais novas e para o qual esperamos contribuir", disse.
Os Encontros de Avanca comemoram este ano a sua décima segunda edição, reunindo todos os anos filmes inéditos em Portugal, numa selecção proveniente de mais de 60 países e constituída por filmes de longa e curta-metragem, ficção, animação e documentários.
MSO
(in Lusa)

Etiquetas: , , , , , ,