quinta-feira, maio 29, 2008

Livro sobre História da Terceira

O secretário regional da Educação e Ciência presidiu hoje, em Angra do Heroísmo, em representação do presidente do Governo, à sessão de lançamento do livro “Terra e Fortuna: os primórdios da humanização da ilha Terceira”.
A obra, apoiada pelo Governo dos Açores, resulta da tese de doutoramento de Rute Dias Gregório, com publicação a cargo do Centro de História Além-Mar, um departamento inter-universitário que engloba a Universidade dos Açores e a Universidade Nova de Lisboa.

Segundo sublinhou Álamo Menseses, trata-se de um livro considerado muito importante para a história açoriana, uma vez que revela factos até agora quase desconhecidos, face à escassez de fontes.

A adaptação ao ambiente virgem açoriano, vastamente arborizado e geologicamente irregular, completamente diferente dos ambientes a que os povoadores estavam habituados, é um dos temas mais intrigantes de toda a História do arquipélago, acrescentou o governante.

Ao desvendar assuntos como a posse e usufruto da terra, os arrendamentos, os preços dos produtos agrícolas as culturas e o trabalho na terra, muitas vezes com uma componente de escravatura, são elementos defendidos na tese que trazem mais-valias ao conhecimento, nomeadamente sobre a vida na ilha Terceira nos séculos XV e XVI, considerou ainda Álamo Meneses.
(In Canal de Notícias dos Açores)

Etiquetas: ,