terça-feira, Maio 27, 2008

Curso de Técnicos de Laboratório (PROFIJ)

Os alunos do Curso de Técnico de Laboratório (PROFIJ), Kery, Marisa, Marco e Tiago, com a orientação da sua Tutora, Profª Teresa Lima, colaboraram na colheita das amostras de vinhos de Verdelho de 2007 com vista à sua respectiva certificação. Os vinhos foram “Quinta das Vinhas” e “Santa Iria”.
A tutora já lhes tinha transmitido teoricamente os requisitos a ter na colheita de amostras para análise, e mais especificamente de vinhos. Como já tínhamos noticiado, os referidos alunos encontram-se a executar a parte prática do Curso Técnico de Laboratório nos Laboratórios de Enologia, Química Geral e Analítica do Departamento de Ciências Agrárias/Universidade dos Açores.
Anteriormente, no Laboratório de Enologia, tinham procedido à análise dos parâmetros físico-químicos que são exigidos para a certificação dos vinhos. Estes foram: teor alcoólico, massa volúmica, acidez total, acidez fixa e acidez volátil, pH, anidrido sulfuroso livre e combinado, prova do ar.
Na Adega Quinta das Vinhas de José Manuel Cardoso, para além do vinho desta marca, é também laborado o vinho “Santa Iria” de Venâncio Ávila. Os alunos procederam à análise organoléptica dando a sua opinião e manifestando as suas preferências. Esta é sempre ensinada aos jovens no sentido de que consumidor informado é mais selectivo e moderado no seu consumo. Mais se informa que no dia 15 de Abril pp, estes vinhos foram certificados, com o estatuto de Vinho Regional dos Açores, pela Comissão Vitivinícola Regional dos Açores.

(In Bagos D'Uva)

Etiquetas: , , ,