sábado, maio 24, 2008

Pólo da Terceira da Universidade dos Açores com mais um bloco

Está a decorrer a construção do Edifício Interdepartamental do pólo universitário da ilha Terceira. A obra está orçada em seis milhões de euros.
Gabinetes de docentes, laboratórios e salas específicas de apoio ao Departamento de Ciências da Educação vão estar localizados neste novo edifício. Segundo disse ao expressodasnove.pt o professor Alfredo Borba, responsável pelo Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, "a construção do edifício deverá estar concluída entre Junho e Julho deste ano". A obra tem uma duração prevista de 14 meses, num investimento global de cerca de seis milhões de euros. "Temos um preço base de empreitada de construção de três milhões e oitocentos mil euros, a que acresce o IVA à taxa legal, ao que se seguirá o concurso para o seu apetrechamento", esclarece o docente.Este novo edifício albergará os Serviços Administrativos do Campus e os Departamento de Ciências Agrárias e Delegação do Departamento de Ciências da Educação. "É neste edifício que se localizarão os gabinetes dos docentes, os laboratórios e as salas específicas de apoio ao Departamento de Ciências da Educação", refere.Entretanto, devem terminar em Junho as obras do Edifício de Acção Social, prevendo-se o início da sua utilização para o ano lectivo 2008-2009. Neste, ficará a sede dos Serviços de Acção Social e respectivos serviços administrativos, bar, cantina e snack-bar e os serviços académicos. O actual edifício do Departamento de Ciências Agrárias é, segundo o professor Alfredo Borba, um excelente espaço, "mas foi construído, contudo, com as limitações que nos foram impostas pelo MCTES (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). No futuro, aquando da construção da nova Escola Superior de Enfermagem, será necessário aumentar o espaço de biblioteca. Este está previsto no programa preliminar proposto para a nova escola".No complexo universitário da ilha Terceira será também construído um pavilhão gimnodesportivo, numa iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo: "Só a autarquia é que sabe quando está em condições de fazer o lançamento do concurso para a construção desta infra-estrutura, que se destina a apoiar a cidade e a universidade. O caso da nova Escola Superior de Enfermagem de Angra é diferente. O processo foi iniciado com a aprovação pelo Senado Universitário do programa preliminar, faltando a necessária aprovação pelo MCTES e, posteriormente, o financiamento". No campus universitário do Pico da Urze estão, este ano, matriculados mais de setecentos alunos distribuídos pelos Cursos de Especialização Tecnológica (CET), de 1º ciclo (licenciatura), de 2º ciclo (mestrado) e de doutoramento.
Serviços de apoio ao ensinoOs estudantes do Campus tem à sua disposição um conjunto de serviços de apoio que vão desde a residência universitária (Flor de Angra) aos laboratórios didácticos e ainda uma cantina. No Campus funciona também a Associação dos Estudantes de Angra do Heroísmo (AECAH), que entre outras actividades organiza anualmente uma "Semana Académica", evento importante no contexto cultural da ilha Terceira. Para além de um campo experimental, dotado de estufas, sito nas instalações da Terra Chã, o Departamento de Ciências Agrárias dispõe de uma exploração experimental de bovinicultura - a Granja Universitária - sita na Achada, no interior da ilha, a cerca de dez quilómetros da Terra Chã. No Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, para além das actividades de ensino, investigação (Centro de Investigação e Tecnologia Agrária dos Açores (CITAA) e Centro de Biotecnologia dos Açores (CBA), desenvolvem-se muitas outras actividades extracurriculares, tais como palestras, conferências, desporto e outras actividades.
TIBÉRIO CABRAL

(In Expresso das Nove)

Etiquetas: , ,