Mini-Olimpíadas Solares (Açores)
A Mini-Olimpíada Solar 2007/08 contou com a presença de cerca de 40 professores e mais de 100 alunos, participando nas diversas disciplinas da competição. Estiveram representadas 36 equipas de 23 escolas de 8 ilhas da Região. Integrada no Projecto ESENUR/INTERREG III-B (Açores – Madeira – Canárias), implementado nos Açores pela ARENA (Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma dos Açores), com a colaboração da DRCIE (Direcção Regional do Comércio, Indústria e Energia) e da DRE (Direcção Regional da Educação), conta com o apoio do INETI (Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação) e da SPES (Sociedade Portuguesa da Energia Solar), o objectivo principal desta iniciativa é a abordagem, duma forma lúdica e didáctica, das diferentes tecnologias utilizadas na conversão das energias renováveis, com especial ênfase na conversão térmica e eléctrica da energia solar, e é dirigida às escolas dos 1º ao 3º ciclos do ensino básico, ao ensino secundário e aos cursos profissionais de nível III. Os jogos escolares da Mini-Olimpíada Solar 2007/08 abordaram os conteúdos programáticos e as competências lectivas sobre as fontes de energia renovável e suas aplicações na sociedade, com particular destaque para as aplicações da conversão da energia solar, e estiveram organizados em cinco disciplinas: Relógio de Sol, Forno Solar, Carrinho Fotovoltaico, Colector Solar e Tema Livre. Em paralelo com esta acção, decorreram nos arquipélagos da Madeira e Canárias as respectivas fases de apuramento regional, promovidas pelos restantes parceiros do Projecto ESENUR. Os vencedores de cada disciplina, para além de prémios didácticos diversos, terão acesso à fase final, a disputar em Maio nas ilhas Canárias. Em traços gerais, o projecto ESENUR visa identificar e quantificar as condições de utilização da energia e da água nos estabelecimentos de ensino, estudar medidas que contribuam para a minimização dos consumos e informar e sensibilizar a população escolar para a importância da utilização racional da energia e da água, bem como do aproveitamento das energias renováveis.
Mini-Olimpíada Solar – Equipas premiadas
Relógio Solar
Mini-Olimpíada Solar – Equipas premiadas
Relógio Solar
Solarengos, Cardeal Costa Nunes, 1º, Sol Nascente, EB1/JI de Santo António, 2º, Altares, EB1/JI dos Altares, 3º.
Forno Solar
Forno Solar
Telurianos, Básica Integrada Capelas, 1º, Biscoitos Solares, EBI dos Biscoitos, 2º, Frankenstein, Básica e Secundária das Velas, 3º.
Carrinhos Fotovoltaicos
Carrinhos Fotovoltaicos
Fotovoadores, Cardeal Costa Nunes, 1º, Os Masters, Básica e Secundária do Nordeste, 2º, No CO2, 2,3/S de Velas, 3º.
Colector Solar
Colector Solar
Cagarros, Básica Integrada de Santa Maria, 1º, RAF, Básica e Secundária da Graciosa, 2º, Maurições X, Básica e Secundária das Flores, 3º.
Tema Livre
Tema Livre
Os Renováveis, Profissional da Praia da Vitória, 1º, CC Team, Profissional da Vila Franca do Campo, 2º, Maurições, Básica e Secundária das Flores, 3º.
(In Rede de Ecotecas dos Açores)
Colaboraram nesta iniciativa os alunos de Mestrado em Educação Ambiental da Universidade dos Açores, que desenvolvem um Projecto de Intervenção Ambiental intitulado "Educar para a Energia" da autoria de Cláudia Tavares, Helena Primo, Teófilo Braga e Veríssimo Borges.
São objectivos do projecto:
- Transmitir e consolidar ideias fundamentais relativas ao enquadramento do sector energético mundial, europeu, nacional e regional, num contexto de políticas, bem como de conceitos científicos fundamentais à sua correcta interpretação;
- Sensibilizar para a necessidade de se racionalizar os consumos de energia, com principal enfoque para a redução dos consumos de energia eléctrica.
- Enquadrar as noções transmitidas na perspectiva ambiental, social e económica.
- Transmitir a noção da responsabilidade colectiva, objectivando a racionalização de consumos energéticos, onde se enquadra a redução dos consumos de energia eléctrica.
- Transmitir e consolidar ideias fundamentais relativas ao enquadramento do sector energético mundial, europeu, nacional e regional, num contexto de políticas, bem como de conceitos científicos fundamentais à sua correcta interpretação;
- Sensibilizar para a necessidade de se racionalizar os consumos de energia, com principal enfoque para a redução dos consumos de energia eléctrica.
- Enquadrar as noções transmitidas na perspectiva ambiental, social e económica.
- Transmitir a noção da responsabilidade colectiva, objectivando a racionalização de consumos energéticos, onde se enquadra a redução dos consumos de energia eléctrica.
Etiquetas: Cláudia Tavares, Educação Ambiental, Helena Primo, Olimpíadas Solares, Projecto de Intervenção Ambiental, Teófilo Braga, Veríssiomo Borges
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home