quarta-feira, março 05, 2008

Missão aos Açores: A mais vantajosa e informativa

DARTMOUTH - Em 25 anos que tem visitado os Açores, o Congressista Barney Frank e os seus colegas nunca tiveram uma semana assim.
Intitulando-a como "a visita mais vantajosa e informativa," o Cong. Frank (D-Mass.) liderou 57 delegados da nossa área aos Açores na semana passada.
Nos Açores participaram em várias reuniões que abrangeram os temas de cooperação em energia geotérmica, turismo, académicos e negócios internacionais.
"Desta viagem irão existir negócios económicos específicos," disse Cong. Frank, na conferência de empresa sobre a viagem realizada esta semana na UMass Dartmouth. "Nós não estamos a falar de ajuda para os Açores, isto é uma operação mútua."
Vários acordos com as instituições académicas da nossa área e a Universidade dos Açores irão permitir a troca de alunos e professores nas áreas de ciência marinha, enfermagem, negócios e língua portuguesa.
Um plano para um centro comum nos Açores - Joint North Atlantic Climate and Socio Economic Modeling Center - está a ser correntemente discutido.
"É uma ideia com muito interesse para o Governo Regional, as universidades e a Foundation for Luso-American Develope, mas precisamos de mais trabalho para a ideia começar a ser concretizada e claro, precisamos de financiamento," disse a Reitora da UMass Dartmouth Jean MacCormack.
No meio de mundos diferentes, o arquipélago, está a ser divulgado como uma porta de entrada para o mercado europeu.
"Estabelecemos relações económicas importantes e um programa piloto para a exportação de vieiras de New Bedford, abrindo assim um novo mercado não só nos Açores, mas como na Europa," disse o Representante Estatal Michael Rodrigues.
Horas antes de regressarem, a delegação teve uma reunião com António Menezes, o nove presidenta da SATA, no Aeroporto João Paulo II em São Miguel.
Ficaram impressionados com novo plano de negócios da SATA, e a possibilidade da mudança de categoria de voo charter nos Estados Unidos para companhia aérea, que iria aumentar os voos e espaço de bancada no aeroporto.
"Demos a perceber o que as pessoas desta área sentem sobre como o que vêem na SATA como um veículo insuficiente," disse Cong. Frank.
A delegação também falou sobre a tarifa única.
"O que percebemos foi que iriam continuar com o preço reduzido para quem precisa de uma ligação para outra ilha," disse o Representante Estatal António F.D. Cabral. "A questão da tarifa única, não é facilmente resolvida. Tem custos associados, que podem ser um problema para o plano de negócios deles."
O Senador Estatal Mark Pacheco espera continuar a explorar a ligação
Açores-America.
"Não existe limites em termos das oportunidades que existem," disse o Sen. Pacheco.
(In O Jornal)

Etiquetas: , , ,