quarta-feira, março 05, 2008

Abertura de concurso para 30 bolsas de doutoramento

O Governo açoriano anunciou hoje a abertura de um concurso para atribuir 30 novas bolsas de doutoramento em várias áreas científicas para promover projectos de interesse empresarial e atrair investigadores para a região.
O Sistema Científico e Tecnológico Regional conta, actualmente, com 113 bolseiros com actividades em diversas áreas científicas, na sua maioria portugueses, mas a região tem recebido estudantes de outras nacionalidades, como espanhóis, italianos, franceses, alemães, mexicanos, brasileiros, chineses e indianos.
Segundo o executivo açoriano, a maioria desses investigadores são bolseiros de doutoramento, enquadrando-se as restantes bolsas em projectos de pós-doutoramento, mestrado, licenciados e de iniciação à investigação.
Estes bolseiros integram Unidades de Investigação e Desenvolvimento sedeadas na Região, sendo que a grande maioria destas entidades pertence à Universidade dos Açores, explicou o Governo Regional.
O Governo apoia cerca de metade dos bolseiros que exercem actividades na região (54), estando os restantes sob a alçada de entidades financiadoras como a Fundação para a Ciência e a Tecnologia ou a União Europeia.
O Executivo justifica a atribuição de 30 novas bolsas para «fomentar a excelência científica, contribuir para o incremento do potencial científico e tecnológico regional e atrair investigadores de mérito em áreas de interesse prioritário para os Açores».
(In Lusa)