terça-feira, fevereiro 19, 2008

Nova Associação de Estudantes do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores

Tomou posse a nova direcção da Associação dos Estudantes do Campus de Angra do Heroísmo (AECAH) da Universidade dos Açores, numa cerimónia que teve lugar nas instalações do Pico da Urze e que contou com a presença do Reitor da Universidade dos Açores, Avelino Menezes.
O recém-empossado presidente da AECAH, Duarte Martins Cunha, referiu, no seu breve discurso, que espera fazer um bom trabalho, para não “levar um cartão vermelho no final do mandato”. Mais tarde, em declarações ao a União, o novo líder dos estudantes universitários angrenses definiu como grandes objectivos para o seu mandato o aumento da interacção entre os alunos e a Universidade, que classifica como “distante, não têm tido aquele apoio necessário por parte da Associação de Estudantes”. Nelson Braga Moura, o novo vice-presidente, destaca também como fundamental “ representar os alunos o melhor possível, quer na parte pedagógica, quer na lúdica, na sua relação com os professores e com toda a gente dentro da escola”
A Semana Académica é outro dos grandes objectivos da nova direcção da AECAH, que pretende “marcar a diferença” em relação às edições anteriores.
Questionados sobre o que os levou a avançar para a direcção da Associação de Estudantes, os dois dirigentes destacam o facto de mais ninguém ter avançado “pois é uma actividade que requer muito tempo”, ao mesmo tempo que realçam a qualidade do grupo que agora tomou posse.
“Reunimos um grupo que está preparado em diversas áreas, uma direcção jovem, mas muito boa”, destaca Nelson Braga Moura.
Na cerimónia de posse do novo corpo dirigente estudantil, o Reitor da Universidade dos Açores, Avelino Menezes, no seu discurso, classificou a frequência universitária como “uma escola de vida”, ao mesmo tempo que destacou o papel dos estudantes na gestão das escolas, sublinhando que o “movimento estudantil adquiriu mais relevância, substituiu a quantidade com a qualidade”.

O triplo do apoio

Entretanto, um estudo preliminar promovido pela Direcção regional da Ciência e Tecnologia revela que o apoio financeiro do Governo Regional à Universidade dos Açores (UAç) triplicou nos últimos três anos, face ao verificado na legislatura anterior à iniciada em 2004.
Os apoios do Executivo têm-se baseado na implementação de diversas medidas do Plano Integrado para a Ciência e Tecnologia, comparticipadas pelo Programa Operacional Sociedade do Conhecimento e pelo Programa Regional para o Desenvolvimento Económico e Social dos Açores, e na vertente da prestação de serviços.
No global, as verbas em causa atingem, só na presente legislatura, mais de 20 milhões de euros, destinados a cobrir despesas de funcionamento, aquisição e manutenção de equipamentos, construção de infra-estruturas, contratos de pessoal, bolsas de investigação científica e tecnológica, projectos de investigação científica, deslocações a congressos, realização de eventos e edição de publicações.
Segundo o director regional da Ciência e Tecnologia, os financiamentos atribuídos pelo Governo à UAç nos últimos assumem-se como "um apoio complementar sem paralelo que tem permitido dinamizar acções até à data exclusivamente dependentes de financiamentos externos manifestamente insuficientes para o efeito".
Tal circunstância "reforça a necessidade de se encarar a actual situação da Universidade dos Açores como uma questão de fundo que nunca se resolverá com simples medidas demagógicas como as que têm sido sugeridas pelo líder do PSD/A", acrescentou João Luís Gaspar.
Para o director regional, "tão ou mais importante que a questão de recursos financeiros é a necessidade de se implementarem mecanismos de gestão que permitam potenciar os investimentos efectuados, uma tarefa para a qual o Governo dos Açores
já se disponibilizou para colaborar e que dependerá da natureza e aplicação das reformas que estão a ser equacionadas pela Universidade".
(In A União)

Etiquetas: , ,