Desertificação e Regime Hídrico
O Professor Doutor Francisco Cota Rodrigues, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, discutiu com os alunos da Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico do Raminho, na ilha Terceira-Açores, no dia 23 de Maio, o tema "Desertificação e Regime Hídrico".
Essa sessão foi organizada pelas Drªs Aurora Pais e Eva Vidal.
Este docente abordou a questão da desflorestação e as consequências de tal prática na capatação de água nas ilhas Açorianas. Esse efeito é perfeitamente visível, por exemplo, na ilha de Santa Maria.
A alteração do regime hídrico nos Açores, devido à intervenção humana, iniciou-se logo após o povoamento do Arquipélago dos Açores. Na ilha de Santa Maria, onde a primeira povoação foi oficialmente fundada, na actual Vila do Porto, à data do povoamento desaguavam duas ribeiras de águas cristalinas, hoje, apenas uma é perene, e o desaperecimento da outra, deveu-se à quase total desflorestação da ilha, que alterou o regime hídrico, tendo-se contibuído desse modo para o aumento da desertificação física da ilha de Gonçalo Velho.
Reportagem do evento em: http://percursoseducativosinovadores.blogspot.com/2006/05/o-que-eu-pergunto.html