Ciência à Sexta
Arte e Ciência é o tema proposto para esta sexta-feira às 21h nas instalações da Universidade dos Açores no Pico da Urze. A debater este tema estarão Rogério Sousa (Associação Cultural Burra de Milho), José Nuno da Câmara Pereira (artista plástico) e João Pedro Barreiros (biólogo marinho). O debate será conduzido por Félix Rodrigues (físico e poeta). A actriz Filomena Ferreira interpretará poemas diversos alusivos à ciência. O público será também convidado a participar no debate.
Sinopse:
por Félix Rodrigues
Ciência e Arte sempre estiveram ligadas, pois traduzem sensibilidades diferentes de uma mesma visão. Afirma Álvaro de Campos (pseudónimo de Fernando Pessoa) que "O binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo. O que há é pouca gente para dar por isso (...)".
Os fractais, conceito físico-matemático do nosso século, têm a estética da arte e a sensibilidade de um artista. Para algumas pessoas são estranhos, como também é estranha alguma da arte deste século XXI. O mundo fractal tem semelhanças com as estranhas pinturas de Vladimir Kandinsky ou de Henri Michaux. A geometria fractal poderá parecer estranha pelos padrões da geometria euclidiana, da ciência mais tradicional. Mas, adoptando uma frase de Fernando Pessoa, podemos de início achá-la estranha, apenas de início, mas, depois, entranhamo-la. "Primeiro estranha-se e depois... entranha-se". A estranheza científica sempre foi bem-vinda quando a ciência se revelou excelente.
A astronomia é uma área propícia a essa fusão que desde cedo ocupou alguns pensadores: Poucos filósofos, e muito menos ainda cientistas, souberam adaptar elementos sensíveis às suas teorias com tanto acerto como Pitágoras. A famosa teoria pitagórica da harmonia das esferas era muito mais profunda do que a mera conjectura da consonância das notas que os astros produzem nos seus movimentos regulares. A música era para os pitagóricos um símbolo da harmonia do cosmos e, simultaneamente, um meio de alcançar o equilíbrio interno do espírito do homem.
Newton afirmava que “A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode”, dando um salto da ciência para a arte de um universo que o apaixona, e daí, para a metafísica, quando julga reconhecer a assinatura do artista, na obra que observa e estuda.
Galileu traz para o palco da sociedade ocidental o conflito entre o saber científico e o dogma religioso. Cauteloso, Galileu escreve ciência como quem escreve uma peça de teatro, na sua famosa obra "Diálogo sobre os dois grandes sistemas do Mundo”.
São inúmeros os vultos da cultura mundial que se apaixonaram pela Astronomia, como Camões, que descreve do seguinte modo a Máquina do Mundo:
“Debaxo deste grande Firmamento,
Vês o céu de Saturno, Deus antigo;
Júpiter logo faz o movimento,
E Marte abaxo, bélico inimigo;
O claro Olho do céu, no quarto assento,
E Vénus, que os amores traz consigo;
Mercúrio, de eloquência soberana;
Com três rostos, debaxo vai Diana.”
Shakespeare, que também viveu na época da grande revolução astronómica dizia:
“Os próprios céus, os planetas e nosso globo central
Estão submetidos a condições de categoria, de prioridade, de distância, de regularidade, De direcção, de proporção, de estação, de forma,
De atribuição e de regularidade que se observam com uma ordem invariável.
E, portanto, o glorioso planeta, o Sol, reina numa nobre proeminência no meio das outras esferas;
O seu salutar olhar, corrige o sinistro aspecto dos planetas funestos,
E impõe-se com autoridade soberana e absoluta, aos bons e maus astros.
Mas por pouco que os planetas ousem perder-se em condenável confusão,
Então, quantos flagelos! Quantas monstruosidades! Quantas revoltas! Quantos furores agitam o mar! Quantos terramotos! Que comoções dos ventos!”
Discutir ciência é também discutir visões, discutir paixões de homens apelidados de cientistas ou por vezes de artistas.
Sinopse:
por Félix Rodrigues
Ciência e Arte sempre estiveram ligadas, pois traduzem sensibilidades diferentes de uma mesma visão. Afirma Álvaro de Campos (pseudónimo de Fernando Pessoa) que "O binómio de Newton é tão belo como a Vénus de Milo. O que há é pouca gente para dar por isso (...)".
Os fractais, conceito físico-matemático do nosso século, têm a estética da arte e a sensibilidade de um artista. Para algumas pessoas são estranhos, como também é estranha alguma da arte deste século XXI. O mundo fractal tem semelhanças com as estranhas pinturas de Vladimir Kandinsky ou de Henri Michaux. A geometria fractal poderá parecer estranha pelos padrões da geometria euclidiana, da ciência mais tradicional. Mas, adoptando uma frase de Fernando Pessoa, podemos de início achá-la estranha, apenas de início, mas, depois, entranhamo-la. "Primeiro estranha-se e depois... entranha-se". A estranheza científica sempre foi bem-vinda quando a ciência se revelou excelente.
A astronomia é uma área propícia a essa fusão que desde cedo ocupou alguns pensadores: Poucos filósofos, e muito menos ainda cientistas, souberam adaptar elementos sensíveis às suas teorias com tanto acerto como Pitágoras. A famosa teoria pitagórica da harmonia das esferas era muito mais profunda do que a mera conjectura da consonância das notas que os astros produzem nos seus movimentos regulares. A música era para os pitagóricos um símbolo da harmonia do cosmos e, simultaneamente, um meio de alcançar o equilíbrio interno do espírito do homem.
Newton afirmava que “A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode”, dando um salto da ciência para a arte de um universo que o apaixona, e daí, para a metafísica, quando julga reconhecer a assinatura do artista, na obra que observa e estuda.
Galileu traz para o palco da sociedade ocidental o conflito entre o saber científico e o dogma religioso. Cauteloso, Galileu escreve ciência como quem escreve uma peça de teatro, na sua famosa obra "Diálogo sobre os dois grandes sistemas do Mundo”.
São inúmeros os vultos da cultura mundial que se apaixonaram pela Astronomia, como Camões, que descreve do seguinte modo a Máquina do Mundo:
“Debaxo deste grande Firmamento,
Vês o céu de Saturno, Deus antigo;
Júpiter logo faz o movimento,
E Marte abaxo, bélico inimigo;
O claro Olho do céu, no quarto assento,
E Vénus, que os amores traz consigo;
Mercúrio, de eloquência soberana;
Com três rostos, debaxo vai Diana.”
Shakespeare, que também viveu na época da grande revolução astronómica dizia:
“Os próprios céus, os planetas e nosso globo central
Estão submetidos a condições de categoria, de prioridade, de distância, de regularidade, De direcção, de proporção, de estação, de forma,
De atribuição e de regularidade que se observam com uma ordem invariável.
E, portanto, o glorioso planeta, o Sol, reina numa nobre proeminência no meio das outras esferas;
O seu salutar olhar, corrige o sinistro aspecto dos planetas funestos,
E impõe-se com autoridade soberana e absoluta, aos bons e maus astros.
Mas por pouco que os planetas ousem perder-se em condenável confusão,
Então, quantos flagelos! Quantas monstruosidades! Quantas revoltas! Quantos furores agitam o mar! Quantos terramotos! Que comoções dos ventos!”
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