segunda-feira, novembro 02, 2009

MINI-CURSO DE PLANTAS AROMÁTICAS Reaproximar a população dos modos caseiros


O mini-curso de plantas aromáticas, medicinais e condimentares surge no âmbito do projecto Aprendizagem ao Longo da Vida da Universidade dos Açores. Decorrerá nos dias 28 e 29 de Novembro, nas instalações do Pico de Urze, e pretende retomar usos antigos.
Jovens, reformados, domésticas, médicos, professores, entre outros participantes de diferentes actividades profissionais e de várias idades, renderam-se aos “mistérios” de variadas plantas e ervas aromáticas que temos à ‘mão de semear’. Pretendem conhecer todas as suas características e aplicações no jardim, na culinária ou na chamada “medicina caseira”.
É com este propósito, aliás, que surge o Mini-curso de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) integrado na iniciativa Mini Cursos Agro Ambientais, promovida pelo Departamento de Ciências Agrárias do Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores (UAç).
“Pode participar qualquer pessoa que esteja interessada em conhecer e saber utilizar determinadas plantas na confecção de chás, cosmética, óleos e loções aromáticas, por exemplo, e retomar a filosofia de antigamente em que primeiro se recorria à medicina caseira para curar um mal”, explica a responsável pela iniciativa.
Ana Maria Simões acrescenta que as aprendizagens e os conhecimentos serão transmitidos no sentido de motivar a produção caseira, sublinhando as condições climatéricas favoráveis do clima dos Açores. “Temos um bom clima para produzir [PAM] nos nossos quintais. Uma vez sabendo como devem ser plantadas, tratadas e colhidas, e em que melhores épocas do ano, é só tirar partido”, considera a docente universitária.
Este curso, continua, surge na sequência de outros já realizados pela UAç em outras ilhas, tendo por filosofia a Aprendizagem ao Longo da Vida. “Há 10 anos que este projecto está a ser feito em Ponta Delgada, aqui, na Terceira, começámos agora desde que adquirimos as novas instalações”, diz.
Com as inscrições abertas até 22 de Novembro, o curso decorrerá a 28 e 29 do mesmo mês, respectivamente das 10h00 às 18h00 e das 10h00 às 13h00, pela mão de Luís Alves, especialista em PAM, presença assídua no programa de televisão “Praça da Alegria” transmitido pelo Cana1 da RTP, e autor do Blog “cantinhodasaromaticas”.
Assim, o programa deverá abordar aspectos como as diversas formas de secagem; propagação das plantas; as principais plantas aromáticas e condimentares e suas utilizações – monografia individual; tipos de multiplicação vegetal; propagação por via sexuada e vegetativa; equipamentos e utensílios; agricultura biológica; e abordagem etnofarmacológica. Deverá ainda abordar a utilização das PAM para fins ornamentais; aspectos relacionados com conservação e biodiversidade; em espaços verdes; e componente prática no exterior.
“Esperamos organizar quatro cursos por ano, no mínimo, e diferentes workshops”, revela Ana Maria Simões, adiantando que as temáticas previstas para 2010 poderão incluir Poda e Artes florais. “Verificamos o interesse por parte de muitas pessoas”, justifica. Neste sentido, a responsável acrescenta que a equipa coordenadora aceita sugestões nos temas de cursos que poderão vir a ser organizados, bem como dos que actualmente apresentamos.

(In A União)

Etiquetas: , ,