quinta-feira, abril 02, 2009

Ilha das Flores celebra Ano Internacional da Astronomia

No ponto mais ocidental da Europa também se celebra o Ano Internacional de Astronomia (AIA2009). A ilha das Flores, no arquipélago dos Açores, recebeu ontem e hoje um conjunto de palestras públicas e de observações astronómicas abertas à população
Os diferentes eventos organizados na ilha das Flores são o culminar de uma série de palestras que têm percorrido, desde 26 de Março os blocos central e ocidental do arquipélago (Terceira, São Jorge, Pico, Faial, Corvo e Flores). Nos dias 1 e 2 de Abril, coincidindo com o projecto internacional as "100 Horas de Astronomia", palestras e observações astronómicas convidavam crianças e adultos a reflectir sobre o cosmos e a descobrir a beleza do Universo.
"Tive ocasião de verificar nos últimos anos que nos Açores, e em particular nas Flores, as pessoas gostam, interessam-se e sentem necessidade de contactar com os investigadores. Era mais do que uma obrigação pôr as Flores no mapa do Ano Internacional de Astronomia", reconhece Ana Maria Mourão, investigadora que integra a delegação de 5 pessoas que veio falar e fazer Astronomia nos Açores. "O nosso objectivo é apoiar o entusiasmo que se sente pela Astronomia nas ilhas açorianas", acrescenta Ana Mourão.
"Os Açores estão integrados na rede global que o Ano Internacional de Astronomia criou, queremos ajudar a ilha das Flores, o ponto mais ocidental da Europa, a participar nas celebrações, a fazer parte desta campanha internacional, quebrando com a insularidade e a distância geográfica e cortando com o isolamento. Quebrar distâncias é também um dos objectivos das 100 Horas de Astronomia e do Ano Internacional da Astronomia. Pretendemos comemorar a Astronomia e discutir em conjunto", frisa a professora do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa e investigadora do CENTRA - Centro Multidisciplinar de Astrofísica do IST.
Na próxima quarta-feira, Jorge Dias de Deus inaugura às 20h30 o ciclo nas Flores com uma palestra pública subordinada ao tema "A Máquina do Universo". Seguem-se, às 21h30 observações astronómicas no Porto Velho, orientadas por colaboradores do CENTRA (Centro Multidisciplinar de Astrofísica do Instituto Superior Técnico) e da ASTRO (Secção de Astronomia do Núcleo de Física do IST).
Como é que a matéria passa a ser viva e quando é que morre? Qual é a origem do universo e como se formam as primeiras estrelas? Ana Mourão explica nos Açores, hoje, como se formam nas estrelas alguns elementos químicos, tais como o azoto, o carbono, o oxigénio e o ferro, que também compõem o corpo humano. "Nós somos filhos das estrelas", resume a especialista. O que conseguimos saber sobre o sol? Como se pode analisar o interior do astro? No primeiro dia das "100 Horas de Astronomia" decorre ainda uma conferência sobre o Sol intitulada "A nossa estrela", proferida por Ilídio Lopes, professor na Universidade de Évora, em paralelo com uma sessão de observação solar.
As comemorações do Ano Internacional de Astronomia continuam no arquipélago com o congresso "O Universo nos Açores" que vai ter lugar na ilha de São Miguel (Ponta Delgada). As palestras realizadas nas escolas do arquipélago enquadram-se nas celebrações do Ano Internacional de Astronomia e num projecto de investigação do CENTRA que inclui uma componente de divulgação científica nos Açores. Contam com a colaboração do CENTRA, do IST e da Universidade de Évora.
O Ano Internacional de Astronomia, organizado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian, o Ciência Viva e a European Astronomical Society (EAS), começou em Janeiro passado nos Açores, sob a responsabilidade do Professor João Miguel Ferreira (aimailto:aia2009@uac.pt) do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo.
Informações sobre as restantes actividades que decorrem no arquipélago estão disponíveis no programa da região autónoma.
PROGRAMA
1 de Abril (4ªf)
Palestra Pública 20h30, EBS das Flores"A Máquina do Universo"Jorge Dias de Deus(IST- Instituto Superior Técnico e CENTRA - Centro Multidisciplinar de Astrofísica do IST)
Observação Astronómica 21h30, Porto velho Coordenador das Observações Astronómicas: Dário Passos (CENTRA - IST) em colaboração com: Miguel Cunhal (ASTRO - Secção de Astronomia do Núcleo de Física do IST)
2 de Abril (5ªf)
Palestras Escolares:"Os Filhos das Estrelas"Ana Maria Mourão (Instituto Superior Técnico e CENTRA - Centro Multidisciplinar de Astrofísica do IST)Hora: 9hLocal: Anfiteatro EBS das FloresPúblico Alvo: 3ºciclo + Secundário
"A nossa Estrela"Ilídio Lopes (Universidade de Évora e CENTRA - Centro Multidisciplinar de Astrofísica do IST)Hora: 10h45Local: Anfiteatro EBS das FloresPublico Alvo: 3ºciclo + Secundário
"Os Filhos das Estrelas"Ana Maria Mourão (Instituto Superior Técnico e CENTRA - Centro Multidisciplinar de Astrofísica do IST)Hora: 13h30Local: Anfiteatro EBS das FloresPúblico Alvo: 4º, 5º e 6º ano (Santa Cruz + Lajes)
Observações Astronómicas do SOL 2 de Abril: 10h EBS das Flores Coordenador das Observações Astronómicas: Dário Passos (CENTRA - IST) em colaboração com: Miguel Cunhal (ASTRO - Secção de Astronomia do Núcleo de Física do IST)

(In Ideias Concertadas)

Etiquetas: , ,