domingo, abril 05, 2009

II CONFERÊNCIA TRANSATLÂNTICA SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Carlos César prevê 75% de participação DE ENERGIAS RENOVÁVEIS EM 2018 .
A ilha Terceira é palco da II Conferência Transatlântica sobre energias renováveis, a decorrer no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo. O evento promove a discussão sobre a implementação de energias renováveis nos Açores. Esta é a segunda edição do evento, que começou ontem e termina hoje, Durante a cerimónia de abertura, o presidente do Governo Regional anunciou algumas metas do executivo.

Segundo Carlos César o Plano Estratégico para a Energia nos Açores tem como objectivos o aumento a participação no sector eléctrico no consumo de energia primária de 40 para 50 por cento, em 2018; o aumento da participação das energias renováveis passando de 28 por cento, em 2007, para 75 por cento, em 2018; e o aumento da participação das energias renováveis no consumo total de energia dos actuais 12 por cento para 40 por cento, em 2018.O presidente do Governo Regional lembrou ainda que os Açores registaram melhorias significativas de eficiência. Segundo Carlos César a produção de energia eléctrica de origem renovável na região passou de 19,4% para 26,4%. O presidente do executivo valorizou ainda “o empenho máximo da Empresa de Electricidade dos Açores, bem como importante a criação de parcerias estratégicas com o tecido empresarial e o sistema científico regionais”. “Acreditamos seriamente e estamos dispostos a promover, no âmbito de tais parcerias, a criação de um cluster tecnológico associado à geotermia, a qual corresponde ao nosso maior recurso energético, abrangendo várias ilhas dos Açores”, defendeu.
MIT APRESENTA PROJECTO “GREEN ISLANDS”
Angra de olhos postos nas energias renováveis

O primeiro dia da II Conferência Transatlântica sobre Energias Renováveis foi dedicado às condições específicas que os Açores oferecem para implementar energias alternativas e à apresentação do projecto “Green Islands”, liderado pelo MIT e financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A primeira conferência desta segunda edição incidiu sobre a elevada penetração de energias renováveis como contribuição para o desenvolvimento regional sustentável. A conferência contou com Stephen Connors, do MIT, e Daniel Lavrat, da Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça). De acordo com os especialistas é necessário estudar a dinâmica do local, de forma a conhecer a melhor solução a aplicar e escolher estratégias que melhor optimizem os recursos existentes. A segunda conferência focou-se no programa “Green Islands”. João Peças Lopes, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, deu a conhecer as várias soluções para melhor aproveitamento da energia renovável, tendo em conta os períodos de vazio e de ponta. Já José Viegas, do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, optou por dar mais ênfase à aos transportes. O investigador alertou para o facto da inovação tecnológica não ser suficiente para reduzir o consumo de combustíveis, apelando à mudança de hábitos na sociedade. De acordo com José Viegas é necessário conjugar os meios de transporte actuais com um novo conceito de meios de transporte. Manuel Mota da Universidade do Minho, focou-se na bioenergia, com especial destaque para as potencialidades das algas. Sandro Paim, presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, organizadora da conferência, faz um balanço “muito positivo” do evento. “Desde 2006, com a primeira conferência, lançamos a discussão da questão energética e do futuro da sustentabilidade nos Açores”, frisa. Em termos de adesão, a conferência registou um número “relevante”. De acordo com o presidente da Câmara de Comércio, contaram-se mais de 360 inscrições, incluindo pessoas de todas as ilhas, estudantes da Universidade dos Açores e doutorandos do MIT. Segundo Sandro Paim, enquanto o objectivo da conferência, em 2006, era essencialmente “sensibilizar” a sociedade, nesta edição a conferência centrou-se na “implementação”.

(In Diário Insular)

Etiquetas: , ,