sábado, janeiro 17, 2009

Água é um valor

As actividades relacionadas com gestão e tratamento da água podem ser um negócio atractivo caso sejam seguidas boas práticas para aproveitamento dos recursos.

Uma boa gestão dos recursos hídricos e dos resíduos resultantes do tratamento das águas pode constituir um bom negócio em diferentes vertentes. Esse é um dos aspectos realçados nas cinco teses de mestrado do curso de Gestão e Conservação da Natureza da Universidade dos Açores que foram reunidas num livro, lançado ontem no Campus do Pico da Urze, com o título “Gestão Integrada da Água”. As teses da autoria de Maria da Conceição Rodrigues, Luísa Calado, Zita Benguela, Paula Mendes e Maria do Anjo Ekstrom abordam questões como a gestão dos recursos hídricos e património natural na zona do complexo central da Terceira, a poluição das lagoas devido às actividades relacionadas com a agro-pecuária, gestão das lamas residuais urbanas da Terceira e ainda a gestão dos recursos hídricos de Loulé (Algarve) e Huambo (Angola). De acordo com os resultados obtidos no âmbito dos trabalhos da tese de Maria da Conceição Rodrigues, a substituição do uso do solo para pastagem para coberto natural representa um ganho para os recursos hídricos de cerca de 30 por cento. Ou seja, é possível tirar cerca de um terço a mais da rentabilidade dos solos quando os mesmos não se destinam a pastagens para a produção de leite. Por seu turno, Luísa Calado defende na sua tese sobre o impacto da agro-pecuária na qualidade da água das lagoas que é necessário tomar medidas para impedir o uso excessivo de carga de fósforo nos solos. Nesse sentido, a tese aponta para a imposição de restrições ao uso dos solos nas zonas próximas das lagoas. Maria do Anjo Ekstrom aborda na sua tese os benefícios decorrentes de uma boa gestão das lamas residuais produzidas na Terceira. Para além de poderem ser aproveitadas para uso agrícola, as lamas produzidas com o tratamento das águas residuais podem ser valorizadas se foram destinadas para a produção de energia.
CURSO EM EXPANSÃO
Tomaz Dentinho, director do Curso de Gestão e Conservação da Natureza, destacou o facto de terem já sido produzidas mais de 100 teses num mestrado que conta com cerca de 250 alunos. Segundo revelou, algumas dessas teses serão reunidas em livros dado o seu interesse para a comunidade. Adiantou que o curso de mestrado da Universidade dos Açores poderá ser ministrado em países como a Angola, Venezuela ou Brasil.
(In Diário Insular)

Etiquetas: , , , , , , , ,