domingo, janeiro 18, 2009

DEFENDE TOMAZ PONCE DENTINHO - "Para gerir a água é preciso olhá-la como um todo"

Humberta Augusto (texto e fotos)

Os problemas na gestão da água estão, sobretudo, numa concepção limitada da engenharia da sua captação e distribuição, esquecendo o impacto da actividade humana no ecossistema.
“Olhá-la como um todo” é o que defende Tomaz Dentinho, director do mestrado em Gestão e Conservação da Natureza, que lançou, anteontem, em livro cinco teses sobre “Gestão Integrada da Água”.
A reconversão de uma pastagem para um solo com cobertura natural trará um aumento de 30 por cento dos recursos hídricos.
Esta é uma das conclusões das cinco teses de mestrado que, foram anteontem apresentadas no pólo de Angra da Universidade dos Açores (UA), Pico da Urze, e que compõem o livro “Gestão Integrada da Água” editado pelo curso de Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza, iniciativa conjunta do Departamento de Ciências Agrárias da UA e da Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade do Algarve.
Desde o cimo da montanha até às emissões dos sistemas de saneamento, passando pelos aquíferos, captação, tratamento e distribuição e consumo doméstico, a publicação apresenta ordenadamente os estudos sobre os ciclos da água dos cinco mestrandos: Maria da Conceição Rodrigues, Luísa Calado, Zita Benguela, Paula Mendes e Maria do Anjo Ekstrom.
Eduardo Dias, Leonor Cancela, Luís Fonseca, Pedro Beja e Tomaz Ponce Dentinho coordenaram os estudos.
“Recado” à gestão autárquica
Segundo o director do mestrado, Tomaz Dentinho, “é preciso olhar a água como um todo” e não cometer o erro de encarar a sua gestão com uma “lógica de engenharia” somente ao nível da captação e distribuição da mesma.
Para o responsável, o livro representa “um bom recado” para a forma como os gestores públicos, como as autarquias, têm lidado com a gestão da água, relembrando os recentes problemas de falta de água verificado na ilha Terceira e não só.
Segundo o investigador, é preciso criar uma “função mais ecológica” na administração da água.
Como bem escasso, o problema da água resida da sua preservação, defende, de forma eficaz para o bem colectivo.
Tomaz Dentinho relembra, por exemplo, a conclusões da primeira tese do livro: “se mudarmos o uso do solo, e transformarmos uma zona de floresta e mato em pastagem haverá uma redução do caudal de água nessa zona”.
Cinco teses, cinco explicações
No estudo “Recursos hídricos e Património Natural em Territórios Insulares - Aplicação de uma metodologia de suporte ao ordenamento do sítio de interesse comunitário da zona do complexo central na ilha Terceira” os resultados demonstram que no interior da ilha, a passagem de uso do solo de pastagem para produção de leite para coberto natural representa um aumento de recursos hídricos de cerca de 30%.
Ou seja, comprova-se que a alteração, há muito implementada e em curso devido à pressão das explorações agropecuárias, do coberto vegetal actual em benefício do avanço da pastagem altera a quantidade de excedentes de água para a recarga aquífera insular.
A segunda tese, “Aplicação de um Modelo de Programação Linear às Lagoas dos Açores”, avaliou o impacto da actividade agro-pecuária na qualidade da água através da avaliação de 29 bacias hidrográficas de lagoas nas ilhas de São Miguel, Pico, Flores e Corvo e aponta para a aplicação de quota de leite, restrição de encabeçamento e alteração do uso do solo, concluindo que o cenário mais eficiente para a redução da carga de fósforo nas lagoas é a alteração do uso do solo.
Aqui, Tomaz Dentinho destaca a importância de a água deixar de ser pertença do Estado e passar a ser um bem gerido pelos proprietários dos solos, numa lógica de venda de água.
A optimização da recolha, tratamento e distribuição de água através da “Implementação de um sistema de indicadores de desempenho em serviços municipais de abastecimento de água”, com o estudo do caso de Loulé, é o tema da terceira tese que define um conjunto de ferramentas de forma a determinar o custo limite de reparação e manutenção, acima do qual o sistema não é rentável, dados os custos económicos, de saúde pública, ambientais e sociais.
Na quarta tese, foram avaliados os diferentes cenários possíveis para a gestão integrada das lamas resultantes dos processos de tratamento de águas residuais produzidas na ilha Terceira, estimando-se que o seu aproveitamento pode ser usado na valorização agrícola, bem como noutras soluções integradas, como a valorização energética, e na quinta tese conclui-se que existe vontade em pagar por um serviço de abastecimento de água público eficiente, tendo por base a realidade de Huambo.

Livros temáticos e mestrados além-ilhas
O grupo de trabalho de Gestão e Conservação da Natureza vai manter a publicação de livros temáticos nos próximos tempos.
Outra das actividades centra-se nos cursos de mestrado em gestão e conservação da natureza e de engenharia do ambiente em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada via videoconferência.
Mais ambicioso é a preparação de semelhantes formações no Huambo e na Venezuela.

(In A UNião)

Etiquetas: , , , , , , , , , ,