quinta-feira, novembro 06, 2008

SEMANA DA DIOCESE - Inventariação para potenciar o turismo religioso

A preservação da documentação histórica, património imóvel e artístico da Igreja foi um dos principais assuntos abordados no colóquio “A Diocese de Angra e a Evangelização Ultramarina”, que decorreu nos passados dias 3 e 4 de Novembro na Universidade dos Açores, em Angra do Heroísmo, no âmbito da Semana da Igreja Diocesana. Um apelo feito à Diocese de Angra não só no sentido de dispor à população em geral o inventariado e a “riqueza” religiosa como também de potenciar o turismo nos Açores.

“A Diocese de Angra tem quase 500 anos. É uma instituição importante para todos os Açores. Com esta iniciativa procurámos montar os alicerces de um projecto que quer salvaguardar o património da Diocese como um pólo de investimento que poderá servir o económico, nomeadamente tentarmos envolver aquele que se designa por ‘turismo religioso’, e a criação de uma cultura, portanto, que extravase as nove ilhas do arquipélago”, sustenta Susana Goulart Costa.
De acordo com a responsável pela iniciativa, o objectivo do evento promovido pelo Centro de História Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Universidade dos Açores, visa integrar a Diocese de Angra no resto do mundo, sem descurar a sua individualidade, comparando com as outras dioceses ultramarinas. “Até que ponto haverá identificações e igualdades com as outras dioceses? No fundo pretendemos fazer o ponto da situação para partirmos, depois, para outros projectos de investigação. Esperamos continuar para o ano com esta iniciativa e que se faça um evento, semelhante ou distinto, para definir territórios e áreas de interesse”, adianta.
Já o Bispo de Angra e ilhas dos Açores, presente no colóquio, refere a importância dos estudos da Universidade dos Açores na preservação dos bens patrimoniais da Igreja, e salienta o repto lançado à Diocese. “Temos muitas questões a solucionar em relação à documentação histórica, dispersa nas paróquias, e ao inventário das peças artísticas para a sua preservação. Há que encontrar um programa único, entre as nove ilhas dos Açores, no sentido de a Diocese de Angra preservar o seu património e também de o pôr à disposição da população e do turismo”, considera D. António de Sousa Braga.
No entender do Bispo de Angra e ilhas dos Açores uma das vertentes do turismo a apostar nos Açores será o religioso, devendo por isso ser potencializado a partir de parcerias públicas. “É preciso estabelecer parcerias com o Governo para que seja possível a inventariação e para que se abram portas ao turismo religioso. O Governo e a Igreja têm que dar as mãos e encontrar os melhores caminhos e soluções”, defende.
D. António de Sousa Braga defende ainda a continuidade da iniciativa no ano seguinte, período em que a Diocese de Angra celebra 475 anos.
A Semana da Igreja Diocesana teve início no passado dia 3 de Novembro e prolonga-se até 16 de Novembro com a inauguração da Casa Sacerdotal da Irmandade de São Pedro ad Vincula em Angra do Heroísmo. Haverá ainda a eucaristia de encerramento da Semana da Diocese e dos Seminários, na Sé Catedral, com a estreia de uma Missa de Manuel Arraial dedicada ao Bispo Diocesano interpretada pelo Coro Litúrgico da Terra-Chã.
Sexta-feira, 7 de Novembro
Será apresentada a obra “São Salvador de Angra- Uma Catedral Sebástica”: Instituto Açoriano de Cultura e Universidade do Algarve.
Sábado, 8 de Novembro
Reúne-se a Assembleia Diocesana dos Movimentos Laicais presentes e operantes na Diocese, em Angra do Heroísmo. Estão previstos ofertórios das celebrações dos dias 8 e 9 de Novembro, em todas as Igrejas da Diocese.
Domingo, 9 de Novembro
Haverá uma celebração especial na Ouvidoria do Pico com a presença do Bispo Diocesano, no âmbito das comemorações do primeiro centenário do nascimento do Bispo missionário. D. Jaime Garcia Goulart. No mesmo dia inicia-se a Semana dos Seminários.

(In A União)

Etiquetas: , , , ,