segunda-feira, novembro 10, 2008

Fisioterapia é essencial nos cuidados de saúde

A Fisioterapia assume-se como um exercício profissional “imprescindível a uma prestação de cuidados de saúde mais global, mais próxima do utente e dignificante do sector da saúde”, afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, o secretário regional dos Assuntos Sociais.
Domingos Cunha falava na cerimónia de encerramento do segundo ciclo da licenciatura bietápica em Fisioterapia, curso que se realizou pela primeira vez nos Açores, numa parceria entre a Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, da Universidade dos Açores, a Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal, e o Governo dos Açores.


Segundo acrescentou , esta licenciatura proporcionou competências “a nível científico, técnico, humano e cultural”, pelo que representa um capital novo no prosseguimento do percurso profissional daqueles técnicos de saúde, a quem deu os parabéns pelo esforço e empenhamento.
“Vão prosseguir o vosso percurso profissional com a assumpção de novas e profundas responsabilidades, quer a nível dos desafios e exigências da evolução técnica, que a nível de um exercício profissional que se quer actual, ético, deontológico, cumpridor e com garantia de qualidade”, considerou Domingos Cunha.
O Governo dos Açores, “ciente da valorização profissional dos recursos humanos da saúde, tem encetado uma profícua colaboração com a Universidade dos Açores, da qual resultam benefícios para um Serviço Regional de Saúde mais presente, mais eficaz e mais próximo do cidadão”, disse ainda.
Anunciou, por isso, que aos cursos já realizados, se seguem outros de licenciatura bietápica em análises clínicas e saúde pública, radiologia, cardiopneumonologia, saúde ambiental e farmácia, com financiamento por parte do executivo, em parceria com a Universidade dos Açores e outras instituições de ensino superior na área da saúde.

(In Portal do Governo)

Etiquetas: , , ,