domingo, setembro 21, 2008

Dia Mundial do Mar

O dia Mundial do Mar foi criado pelo Conselho de Administração da Organização Marítima Internacional e comemorado pela primeira vez a 17 de Março de 1978, durante a Convenção da Organização Marítima Consultiva Intergovernamental (IMCO).Este dia comemorativo é actualmente celebrado na última semana de Setembro pela Organização Marítima Internacional (IMO), sendo o dia exacto definido por cada governo, sendo um dia especialmente importante para chamar a atenção para a importância da navegação segura, da segurança marítima e do ambiente marinho e para enfatizar o trabalho da Organização Marítima Internacional. Este ano o tema para o Dia Internacional do Mar é "IMO: 60 anos ao serviço da \navegação". O tema foi escolhido como uma forma apropriada de celebrar o 60º aniversário da adopção da Convenção da Organização Internacional Marítima (1948) e o 50º aniversário de sua entrada em vigor (1958).
Na Ilha Terceira a celebração do dia Mundial do Mar partiu da iniciativa da associação de defesa do ambiente Gêquesta, do Observatório do Ambiente sob a responsabilidade do Professor Brito de Azevedo do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, da Ecoteca de Angra do Heroísmo, da Capitania do Porto (Marinha Portuguesa) e da Delegação de Turismo. Em conjunto, estas entidades elaboraram um interessante programa a realizar ao longo de todos os dias da última semana de Setembro, com diversas actividades para vários grupos e em vários lugares. Este vasto programa inclui também o Dia Mundial do Turismo no dia 27 (o Mar e o Turismo nos Açores devem estar em harmonia). Ao longo desta semana vamos ter a participação de escolas e grupos de jovens em acções de sensibilização, filmes, actividades desportivas e de convívio na zona costeira, limpeza do calhau, formação, etc., tudo com o grande objectivo de sensibilizar os cidadãos para o imenso, lindo e maravilhoso MAR que nos rodeia.
Contamos com a sua Participação!

Programa de Actividades:

Dias 23 a 30 de Setembro - Exibição de documentários relacionados com o mar. Ecoteca de Angra do Heroísmo - Deep Blue; Maré Viva; GêQuesta - Pesca no Atlântico (filme amador sobre a pesca longínqua nacional); (público em geral durante o horário de funcionamento da Ecoteca (Rua do Galo nº 112) e do Forte Grande de S. Mateus - sede da associação).

Dia 24 - 10h Trilho pedestre com interpretação ambiental - "Habitats costeiros e avifauna" (apoio pedagógico da Ecoteca de Angra do Heroísmo)
- 14h Tanque de contacto- observação desenho e dissecação de peixe (EB/JI do Posto Santo)

Dia 25 - 10h Trilho pedestre com interpretação ambiental - "Habitats costeiros e avifauna" (apoio pedagógico da Ecoteca de Angra do Heroísmo)
- 14h Tanque de contacto- observação desenho e dissecação de peixe (EB/JI da Carreirinha) - Observatório do Ambiente.

Dia 26 - 10h Inicio da Campanha Coastwatch. Volta à ilha por MAR com a realização de um levantamento fotográfico de toda a orla costeira. Entidades convidadas: Serviços de Ambiente e Comunicação Social. - Capitania do Porto da Praia da Vitória e GêQuesta.

Dia 27 - 10h - 13h Trilho pedestre da Alagoa da Fajãzinha (apoio pedagógico da Ecoteca de Angra do Heroísmo)
- 14h - Tarde observação de cetáceos (Irmandade de Nossa Senhora do Livramento) Dia Mundial do Turismo. Delegação de Turismo da Ilha Terceira

Dia 28 - Meeting de surf e limpeza da orla costeira do Cabo da Praia. (Aberto à participação de todos os amantes do MAR) - SOS-Terceira, GêQuesta.

Dia 29 - 10h Reunião técnica Costwatch (Professores, coordenadores das Ecoescolas, Autarquias, agrupamentos de Escoteiros, etc.) com a Coordenadora Nacional do programa Coastwatch (Geota) e o Ictiólogo Leonardo Machado do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores (IMAR/UAç). Local: Ecoteca.

Dia 30 - 20.30h Sessão de Encerramento.
Local: Auditório da Universidade dos Açores, Campus de Angra do Heroísmo - Pico da Urze.
Sessão aberta a todo o público: participação e debate sobre temas relacionados com o MAR com a presença de diversas instituições.
(presenças confirmadas: Sra. Lurdes Soares (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente; Sr. João Gonçalves, Capitão dos Portos de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Graciosa).

(In Ecoteca da Terceira)

Etiquetas: , , , ,