segunda-feira, setembro 15, 2008

Atratividade da Universidade dos Açores

A Universidade dos Açores registou a maior taxa de preenchimento de vagas postas a concurso nos últimos anos. De facto, na 1ª. Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, foram colocados na Universidade dos Açores, nos ensinos universitário e politécnico, 564 estudantes. Este número corresponde a uma taxa de preenchimento de 86% das vagas, significando um aumento de 11% em relação ao ano anterior.
Este resultado confirma uma tendência de consolidação e de acréscimo da procura que se regista desde 2003, no âmbito da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Na verdade, nos últimos 6 anos, a Universidade dos Açores evoluiu de um ingresso de 295 estudantes, equivalente a 55% do preenchimento de vagas, em 2003, para os actuais 564 ingressos, correspondentes a 86% das vagas preenchidas naUniversidade dos Açores.
Estudantes colocados (2003-2008)

Anos Colocados Percentagens
2003 295 55%
2004 370 63%
2005 419 69%
2006 466 75%
2007 479 75%
2008 564 86%


Inclusivamente, no conjunto das academias nacionais, a Universidade dos Açores encontra-se à frente das universidades do Algarve e de Lisboa, deixando a incómoda posição de cauda das universidades públicas portuguesas característica de um passado ainda bem próximo.
Dois terços dos cursos, concretamente 18, esgotaram as vagas disponíveis. São eles: Biologia, Medicina, Ciências Farmacêuticas, Engenharia e Gestão do Ambiente, Veterinária, Ciências da Nutrição, Energias Renováveis, Educação Básica, Psicologia, Economia, Gestão, Serviço Social, Sociologia, Relações Públicas e Comunicação, Comunicação Social e Cultura, Enfermagem (Ponta Delgada), Informática-Redes e Multimédia e Turismo.
De relevar é o êxito alcançado pelo novo curso de Energias Renováveis, um dos que preencheu todas as vagas colocadas a concurso, e que vem fortalecer a Universidade dos Açores na ilha Terceira, garantindo vitalidade ao projecto tripolar, quando prossegue a bom ritmo a construção do novo campus do Pico da Urze.
Ao número de ingressos desta 1ª Fase do Concurso Nacional acrescem 523 novos estudantes, procedentes de concursos especiais, mudanças de curso, reingressos e transferências, dos quais 255 maiores de 23 anos, aprovados em provas de selecção. Estes números serão ainda aumentados com as colocações das 2ª e 3ª fases. Nestas circunstâncias, prevê-se um preenchimento total das vagas este ano colocadas a concurso pela Universidade dos Açores.
Os bons resultados agora alcançados equivalem a uma prova de confiança na Universidade dos Açores, fruto do labor de um corpo docente ainda jovem mas muito qualificado, que garante uma prática de competência e criatividade. Além disso, premeia o esforço da academia no processo de racionalização da oferta de ensino e da sua adequação às expectativas da sociedade açoriana.

(In Gabinete do Reitor)

Etiquetas: , ,