terça-feira, agosto 26, 2008

Falta de água pode manter-se nos próximos Verões

A redução da água nas nascentes que abastecem a ilha Terceira é uma realidade que veio para ficar. A opinião é do professor universitário Félix Rodrigues.
O professor da Universidade dos Açores adianta que as alterações climáticas (que pressagiam verões quentes e secos e invernos húmidos e chuvosos) e o aumento do consumo na ilha, contribuem para esta situação.

"Por exemplo, os valores de precipitação que ocorreraem entre Junho e Agosto deste ano, são muito reduzidos. Temos vivido meses com pouca pluviosidade, muito abaixo das normais climatológicas de 1971 a 2000. Nos pr´´oximos anos o cenário deve repetir-se", explica Félix Rodrigues.
O investigador apela, por isso, à implementação rápida de medidas que reduzam os efeitos nefastos dessa situação."Medidas que tenham a ver com a prospecção de água para abastecimento das populações, verificar, nomeadamente, quais são as potencialidades de exploração do aquífero basal através de furos e equacionar a construção de algumas bacias de retenção de água. Outra medida poderá ser a utilização específica de água com menos qualidade, não só para a lavoura, mas também, por exemplo, para higiene", refere.
"A água de menor qualidade pode ser tratada, embora isso signifique um maior custo por metro cúbico. Mas, em situações de escassez, essa água é perfeitamente tratada e poderá ser servida às populações", acrescenta.
Para Cota Rodrigues, especialista em Recursos Hídricos da Universidade dos Açores, a falta de água que se vive "era esperada" devido à pouca precipitação.
"A solução passa pela abertura de novas captações para se obterem maiores caudais e, assim, evitar situações destas no futuro", refere o professor da Universidade dos Açores.
"Não estamos à beira do fim da água. Mas não podemos esperar por anos com verões com mais chuva", alerta o académico.

(In Diário Insular)

Etiquetas: , , , ,