sexta-feira, julho 18, 2008

Compreendendo o mundo da medicina veterinária

Medicina Veterinária é uma ciência que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano. A Medicina Veterinária também busca assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimento de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos (tais como carne, ovos, leite, couro, etc), assim como sua distribuição, venda e preparo.
Histórico 4 mil anos antes de Cristo, encontrado em 1890, no Egipto. Os códigos Eshn Unna (1900 a.C.) e de Hamurabi (c. 1700 a.C.), na Babilônia, trazem referências ao pagamento e atribuições dos médicos dos animais. Na Grécia Antiga, a profissão, então chamada de hipiátrica, data do século VI a.C.; já em Roma alguns tratados foram dedicados às doenças animais, como os de Cato e de Columella.
Apsirtos Apsirtos, considerado o "Pai da Medicina Veterinária" no Ocidente, nasceu em Clazômenas, em 300, foi autor de 121 dos 420 artigos do tratado publicado no século VI, em Bizâncio, chamado Hippiatrika. Formado em Medicina, em Alexandria, foi o veterinário-chefe no exército de Constantino.
Sistematização do estudo

Foi durante o reinado de Afonso V de Aragão, na Espanha, que o estudo básico teve início; no governo de Fernando e Isabel, foi disciplinado o cargo de albeitar - palavra derivada do nome de um grande médico de animais, de origem árabe (cujo nome era Eb-Ebb-Beithar), e que foi traduzido para o português como alveitar.Seu estudo sistemático, porém, só veio com a fundação da primeira escola de Medicina Veterinária, pelo francês Claude Bougerlat, em 4 de agosto de 1761, à qual se seguiram o surgimento, na Europa de vários outros cursos, tais como as escolas de Viena, em 1768, Turim (1769) e Gôttingen (1771).
No BrasilA primeira escola de veterinária no país somente foi criada em pleno século XX, com a Escola de Veterinária do Exército, de 1914, e com a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, de 1913, no Rio de Janeiro.

Modernidade

Recentemente a aplicação da Medicina Veterinária tem se expandido por causa da disponibilidade de técnicas avanças de diagnóstico e de terapia para a maioria das espécies animais, bem como pelos avanços científicos em outras àreas, como a genética, a biotecnologia, a fisiologia, que proporcionam melhoramentos nos sistemas de produção animal. Em 1946, a Organização Mundial de Saúde (OMS), reconhecendo a necessidade de se conciliar, definitivamente, os inseparáveis preceitos da saúde humana com a saúde dos animais, recomendou que se criasse a uma seção de saúde veterinária, que foi estabelecida no ano de 1949; assim define a OMS, em 1951, a Saúde Pública Veterinária: "A Saúde Pública Veterinária compreende todos os esforços da comunidade que influenciam e são influenciados pela arte e ciência médico-veterinária, aplicados à prevenção da doença, proteção da vida e promoção do bem-estar e eficiência do ser humano" (Organização Mundial da Saúde, 1951). Em 1955, foram estabelecidas as seguintes atividades para esta área: o controle e erradicação de zoonoses; a higiene dos alimentos; os trabalhos de laboratório; os trabalhos em biologia e as atividades experimentais.
Veterinária e saúde pública
Com a compreensão pela ciência da origem e propagação de diversas doenças, tendo como vetores animais domésticos ou silvestres, bem como para assegurar a própria integridade física dos animais, a Medicina Veterinária passou a ser importante coadjuvante nas políticas de saúde pública dos países. A propagação de doenças epidêmicas, humanas ou animais, encontra na instalação de barreiras veterinárias que evitam sua propagação um meio eficaz de controle.Aliado a isso, um dos campos da Veterinária que está em grande ascensão é o da Defesa Sanitária Animal, cujos objetivos são justamente prevenir a ocorrência de doenças exóticas, que podem ter graves impactos em saúde pública ou econômicos nos animais, e controlar ou erradicar doenças endêmicas.Algumas destas doenças, que podem ser citadas são, entre outras, a Brucelose, Tuberculose, Cisticercose, Toxoplasmose, Salmonelose, Colibacilose, Clostridioses, Leptospirose, Campilobacteriose, Listeriose, Raiva (doença), Scrapie, Encefalopatia Espongiforme Bovina ("Mal da Vaca Louca") e a Influenza Aviária ("Gripe Aviária") - todas elas potenciais zoonoses - doenças dos animais passíveis de transmissão ao ser humano -, além da Febre aftosa, Pestes Suínas Clássica e Africana, Anemia Infecciosa Eqüina, Doença de Newcastle, Doença de Aujezski, que são doenças de alto impacto econômico e poder restritivo de mercado. Atualmente, são reconhecidas mais de cem zoonoses e inúmeras outras doenças infecto-contagiosas dos animais que trazem sérias conseqüências econômicas. Para combatê-las, o Médico Veterinário Sanitarista exerce uma Vigilância Epidemiológica ativa, atuando diretamente no campo e controlando o trânsito de animais, realizando a inspeção dos produtos de origem animal - como derivados da carne, do leite, dos ovos, pescado e mel e procurando sinais de doenças que possam ser transmitidas ao homem ou que possam indicar o estado sanitário dos rebanhos.
Zootecnia e VeterináriaA Medicina Veterinária trabalha na formulação de dietas de animais, entre os quais o gado bovino, ovino, caprino, suíno e aves cuja importância destaca-se na produção de alimentos ao ser humano. Neste campo, o médico veterinário, que possui formação também na área de zootecnia, mergulha em setores do conhecimento como Nutrição, Genética e Melhoramento Animal, Estatística e técnicas de manejo geral, contribuindo fortemente para o desenvolvimento agrícola. O Médico Veterinário não é apenas necessário em controles de zoonoses, cabendo a ele também intervenção nos processos produtivos e de manejo animal.
Veterinária e meio ambienteO Médico Veterinário destaca-se, ainda, na área de estudos do meio ambiente e na proteção ambiental. Neste campo, ele trabalha em conjunto com outros profissionais, entre os quais ecólogos e biólogos, com o intuito de estudar o comportamento dos animais silvestres, realizando pesquisas e tomando notas, tendo relevância sobretudo em animais mantidos em cativeiro para fins reprodutivos, assistindo em sua reprodução, na tranqüilização, anestesia e nas intervenções cirúrgicas, na prescrição dos diversos tratamentos e na definição da dieta mais adequada para tais espécies.
Animais domésticosAnimais de companhia, particularmente cães e gatos, freqüentemente recebem cuidado médico avançado (próteses de quadril, cirurgias de catarata, marcapassos cardíacos, enfim, muitos procedimentos avançados que supõe-se serem aplicados somente na medicina humana). Tudo depende da disponibilidade da tecnologia e também do domínio do procedimento por parte do médico veterinário, uma vez que hoje em dia a medicina veterinária já está subdividida em diversas especialidades, assim como na medicina humana (oftalmologia, ortopedia, oncologia, endocrinologia, dermatologia, acupuntura, etc), e muitos veterinários nào são mais apenas clínicos gerais, e sim especialistas em determinadas áreas.Na área de animais de produção, como gado bovino, ovino e caprino, que não têm valor emocional muito grande, os tratamentos e as operações caras não são muito usadas, sendo destinados em geral apenas aos animais de grande valor econômico (como os reprodutores, campeões, etc).Os cientistas que trabalham na área de Medicina Veterinária são muito importantes em pesquisa farmacológia, química e biológica.
Educação Muitas universidades têm cursos de graduação que conferem grau ou título de bacharel em medicina veterinária. No Brasil seus praticantes são registrados e tem sua atuação regulada em nível nacional e estadual pelo Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, respectivamente. Em Portugal as Universidades conferem o grau de Licenciado em Medicina Veterinária. A inscrição na Ordem dos Médicos Veterinários é obrigatória para o exercício da profissão de Médico Veterinário.A duração e o conteúdo dos cursos varia muito. Geralmente estão entre 4 e 7 anos de duração. No Brasil, a duração do curso é de 5 anos. Em Portugal os cursos de Medicina Veterinária têm a duração de 6 anos, com o estágio integrado no plano de curso. Alguns anos introdutórios (com disciplinas de anatomia, bioquímica, genética, histologia, biofísica, fisiologia, farmacologia, patologia, parasitologia, virologia, microbiologia, estatística e treinamento em pensamento cientifico) são seguidos por disciplinas profissionais (produção e nutrição animal, radiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, moléstias infecciosas, saúde pública, inspeção de alimentos de origem animal, entre outras). Após regulamentação que ocorreu recentemente, algumas escolas fornecem a possibilidade de residência médica em diversas áreas, nas quais o trabalho prático é supervisionado por docentes da faculdade.O curso de Medicina Veterinária é ministrado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola Universitária Vasco da Gama e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, conferindo o grau de Licenciado. Nestas Universidades está ainda a decorrer a adaptação ao Processo de Bolonha. Na Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade do Porto - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Universidade de Évora já se confere o grau de Mestrado Integrado, de acordo com o Processo de Bolonha. Na Universidade dos Açores - Angra do Heroísmo funciona o curso Preparatório de Medicina Veterinária.Áreas de atuação do médico veterinário1. Prevenção, controle e erradicação de agravos à saúde animal e zoonoses;2. Tratamento das enfermidades e dos traumatismos que afetam os animais;3. Controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano;Especializações Médico-VeterináriasO título de especialização para os Médicos Veterinários depende a realização de cursos especializados, dos quais os principais são:
Especialidades e área de atuação
Acupuntura Veterinária
Anestesiologia Veterinária
Bem-Estar e Comportamento Animal
Clínica e Técnica Cirúrgica
Clínica Médica de Grandes Animais - Ruminantes, Eqüídeos e Suínos
Clínica Médica de Pequenos Animais - Cardiologia, Dermatologia, Odontologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia
Ecologia e Gestão Ambiental
Farmacologia e Terapêutica Veterinária
Fisiologia e Endocrinologia Veterinária
Homeopatia Veterinária
Inspeção Higiênica, Sanitária e Tecnológica de Produtos de Origem Animal - Carnes e Derivados, Leite e Derivados, Pescado e Derivados, Ovos e Derivados, Mel e Derivados, Controle físico-químico e Microbiológico de Produtos de Origem Animal
Medicina e Produção de Animais Aquáticos
Medicina e Produção de Animais de Laboratórios
Medicina e Produção de Animais Silvestres
Medicina Veterinária Intensiva
Medicina Veterinária LegalMedicina Veterinária Preventiva - Saúde Pública, Epidemiologia, Zoonoses e Planejamento em Saúde Animal, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Vigilância Sanitária
Microbiologia Veterinária - Virologia, Bacteriologia e Micoologia
Morfologia Veterinária - Anatomia, Histologia, Citologia e Embriologia
Odontologia Veterinária
Oncologia Veterinária
Parasitologia Veterinária
Patologia Clínica Veterinária
(In Conhecendo o mundo da medicina veterinária)

Etiquetas: ,