terça-feira, dezembro 11, 2007

Queixas de moradores junto à ETAR de Angra do Heroísmo

Os moradores da Grota do Vale, à saída da Cidade de Angra do Heroísmo, cujas residências se encontram nas proximidades da Estação de Tratamento de àguas Residuais (ETAR) da cidade, queixam-se de uma variedade de problemas de saúde que atribuem às emissões gasosas dessa estação.
Segundo entrevista realizada aos moradores eles queixam-se, maioritariamente de dores de cabeça, dores no peito, nauseas, vómitos, ardências na garganta e um deles de nódulos na garganta.

De acordo com o Professor Félix Rodrigues do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, essas são queixas típicas de cidadãos que vivem na proximidade de ETAR's e Explorações agro-pecuárias, referidas bibliografia científica da área da poluição atmosférica. Essas pessoas geralmente são afectadas pelas emissões de compostos orgânicos voláteis de ETAR's ou Explorações agrícolas, especialmente quando são emitidos compostos de enxofre e substâncias orgânicas aminadas. Os sintomas típicos são:
-Sensação de ardência na garganta e vias respiratórias,
- Náuseas,
-Vómitos,
-Dor de cabeça,
-Alteração do ritmo respiratório,
-Incremento do ritmo cardíaco, e,
-Incremento das secreções nasais.
De acordo com os responsáveis da Câmara Municipal, as emissões atmosféricas da ETAR estão dentro dos parâmetros legais.
Félix Rodrigues afirma, que os compostos orgânicos voláteis são constituídos por uma grande variedade de moléculas, sendo impossível identificar a concentração de cada uma delas na atmosfera do local. Por vezes a mistura de compostos orgânicos potencia um efeito nefasto, cuja medida simples de uma concentração não permite estabelecer uma relação inequívoca entre a causa e o efeito. Mesmo estando as emissões dentro da legalidade, não quer dizer que não afectem a saúde pública.
É estranho que não tendo havido queixas até ao momento, que elas aparecem agora. Félix Rodrigues eventa a hipótese de que algumas irritações das fossas nasais e trato respiratório possam estar associadas a um incremento de aerossol biológico, uma vez que a temperatura e humidade relativa do mês de Novembro eram propícias ao seu desenvolvimento.

(In RTP-Açores)
Nota- Após a saída desta notícia, constactou-se que além das emissões da ETAR existiram ainda no local, elevadas emissões de compostos orgânicos voláteis, resultante de cilos abertos que se sobreposeram aos da ETAR, bem como a ocorrência de queima de materiais plásticos s restos de tinta, e ainda alguma emissões da pintura de automóveis. Tal mistura de emissões atmosféricas ajuda a justificar o aparecimento de tais sintomas.

Etiquetas: , , , ,