domingo, setembro 30, 2007

Universidade dos Açores terá em conta o mercado

A Universidade dos Açores deve diminuir a distância que existe entre o ensino superior e o que são as necessidades do Estado e das empresas. Quem o defendeu foi o Reitor da UA, Avelino Meneses, que falava na sessão de acolhimento e convívio com os novos alunos que frequentarão, este ano lectivo, o primeiro ano dos vários cursos ministrados no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.

O Professor Avelino Meneses referia-se à "revolução pedagógica" que entrará definitivamente em vigor na Universidade dos Açores com a implementação geral, este ano, do processo de Bolonha. "Bolonha visa a criação de um espaço de ensino na União Europeia a partir de 2010. Esta revolução coloca o estudanteno centro do ensino", adiantou.
O Reitor avisou que este processo será "necessáriamente lento", ocorrendo num altura em que o ensino superior enfrenta "muitos desafios, sendo uma das soluções um maior entrosamento entre o mundo do ensino e o mundo do trabalho". Bolonha, defendeu Avelino Meneses, traz consigo a novidade de não apostar apenas no "saber", mas também no "saber fazer".
"O estudante de hoje deve sair daqui munido das ferramentas indispensáveis para a formação de uma carreira profissional", acrescentando que as características essenciais que o ensino superior deve transmitir assentam em bases científicas, tecnológicas, culturais, mas também de espírito crítico, iniciativa e inovação.
Na sessão da acolhimentos ao novos alunos (caloiros), Avelino Meneses adiantou, ainda, que a "cultura de exigência" para com a instituição de ensino superior deve partir dos próprios estudantes. "Os alunos devem exigir um ensino de qualidade, que passa pelo desempenho dos docentes, mas também pela existência de condições, quer em termos de infra-estruturas, como de material".
(In Diário Insular)

Etiquetas: , , , , ,