quarta-feira, agosto 29, 2007

Linha de cosmética açoriana

A preocupação com a saúde e com o bem-estar é cada vez maior. Aliviar o corpo e a mente do stress e rotina diária, preparar o físico e o psicológico para novas etapas e desafios, são práticas comuns nas sociedades modernas, e factores de excelência para seleccionar os destinos de férias.
A criação de uma linha de cosméticos será o grande projecto do Wellness Center do Hotel do Caracol em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores. Em parceria com a Universidade dos Açores, vai nascer a “Hefestos”, uma marca que pretende desenvolver produtos de cosmética com matérias-primas da Região. O nome da linha tem origem no deus grego Hefestos, deus-ferreiro, que transforma a mais rude das matérias no mais precioso dos bens. Esta analogia serve de mote para a criação desta linha de cosméticos, que conta ainda com a participação de uma universidade brasileira, uma empresa belga, uma empresa continental para o marketing e uma importante e conceituada distribuidora do ramo.

Na exploração do equilíbrio entre corpo e mente destaca-se o trabalho do Wellness Center do Hotel do Caracol. Um local de eleição para quem procura a diferença nos serviços de Spa e a perfeita harmonia entre esses serviços e meio envolvente, a ilha. Sob o olhar experiente de Paulo Araújo, responsável pelo centro e fisioterapeuta de profissão, trabalha uma equipa de 14 pessoas, que vão desde os fisioterapeutas, a professores de educação física e desporto, passando pelos funcionários da limpeza e da recepção. “Trabalhar com pessoas da mais alta formação é factor imprescindível para o sucesso e qualidade de serviços. Os nossos fisioterapeutas e professores de educação física e desporto são licenciados para o efeito”, refere Paulo Araújo.

A actividade do Wellness Center é baseada num conceito muito particular -“ilhas de bem-estar”. O registo deste conceito como marca possibilita uma expansão de praticas e actividades, “no fundo queremos estabelecer um equilíbrio entre o exercício físico e a harmonia da alma e do espírito”, explica Paulo Araújo. Desfrutar da beleza impar da ilha Terceira e conciliar com a vertente relaxante das técnicas inovadoras usadas no Wellness é sem duvida uma sugestão a não esquecer. Este trabalhar de ideias e conceitos tem pautado toda a actividade do Wellness Center. De realçar alguns surpreendentemente interessantes, como o projecto “Quietude”, uma marca registada que tem como objectivo explorar as técnicas usadas no Wellness. Outro conceito é “The positive and wellness islands”, que tem na base criar o primeiro destino turístico que aplica as ideias da psicologia positiva para incrementar a qualidade e satisfação. O fervilhar de ideias e conceitos mostra a faceta empreendedora das pessoas ligadas ao projecto do Wellness Center do Hotel do Caracol.

Ao reconhecer as inegáveis qualidades dos profissionais que trabalham no projecto Wellness Center, era de esperar que nos serviços que prestam houvesse uma diferenciação positiva em relação aos conceitos de Spa que se conhecem. “Seria muito complicado ombrear com os melhores Spas do mundo, e nessa perspectiva nem considero que exista aqui um Spa verdadeiramente dito. O objectivo era possibilitar ao cliente um serviço de qualidade e distinto na área da saúde e bem-estar”, conta Paulo Araújo. No seguimento da filosofia de originalidade e criatividade nasceram algumas das técnicas que têm dado nome e fama ao Wellness. O destaque vai para o PNF-Chi, um conceito desenvolvido pelos fisioterapeutas Eva Albuquerque e o referido Paulo Araújo. Esta técnica é baseada na fusão dos princípios dos movimentos em diagonal do PNF (Proprioceptive Neuromuscular Facilitation), com o lento, gracioso e ritmado exercício de Tai Chi Chuan.
Sendo uma ilha, logo com uma presença do mar muito relevante na paisagem e na vida social, teria que haver uma técnica onde a água fosse elemento de destaque. “Floating in Emotion”, uma técnica de relaxamento, que também serve para o tratamento de distúrbios neuromusculares e músculo-esquelécticos. Uma técnica praticada numa piscina de água aquecida a 34º, com musica e ambiente tranquilo. Consiste na associação de movimentos rotacionais e longitudinais harmoniosos, com alongamentos, tracções nas articulações e pressões em pontos específicos do corpo.
A participação em varias feiras, quer sejam relacionadas com o turismo ou relacionadas com as actividades da saúde bem-estar, é uma das escolhas por excelência de levar o nome e os conceitos do Wellness Center ao grande público. No entanto, as acções de promoção na imprensa local e nacional são uma montra de destaque e uma estratégia de peso. Nos poucos anos de vida são imensos os destaques da imprensa, quase sempre com opiniões positivas em relação aos serviços prestados. O merchandising é uma nova estratégia que começa a dar os primeiros passos de relevo. Uma linha de roupa para a prática do PNF-Chi é a ultima inovação, que visa dar um toque de elegância e qualidade à já conceituada técnica portuguesa.
A vida do Wellness Center não tem sido fácil, as dificuldades iniciais foram muitas bem como os momentos de desalento. No entanto a persistência dos responsáveis e crença nas ideias que queriam por em prática, tem conferido ao Wellness Center um significativo crescimento da sua actividade. “Temos dois momentos distintos do ano. O Inverno, onde os nossos fieis clientes locais representam grande parte das nossas receitas. E o verão que trás os turistas e compensa a natural ausência dos locais”, explica Paulo Araújo. Mas a palavra “inércia” não faz parte do vocabulário dos responsáveis do Wellness Center. Apesar da sua jovem existência as ideias são audazes e atractivas. Está ser preparada uma estratégia de expansão das técnicas usadas no Wellness do Caracol, quer dentro do grupo, nas outras unidades hoteleiras, quer fora do grupo, para outros ginásios e Spas a nível nacional e internacional.O trabalho e percurso deste centro de “bem-estar” passam por um conceito muito amplo e único, o “turismo sensorial”. No fundo todas as actividades que são colocadas em prática visam a exploração da ilha e dos Açores através dos sentidos.

(In A União)

Etiquetas: , , , ,

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

3:32 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home