quinta-feira, junho 07, 2007

Os objectivos dos agricultores dos Açores: uma abordagem multicritério

Foi ontem apresentado no auditório do Campus Universitário de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, o livro da autoria da Professora Emiliana Silva intitulado “Os objectivos dos Agricultores dos Açores: uma abordagem multicritério”.
É um livro que serve vários públicos. Por ser uma síntese, permite que os leitores usem com efectividade a informação aí transcrita. Por ser baseado numa tese de há uns anos a esta parte já é possível reportar os efeitos dessa tese e perspectivar melhor os impactos do livro que agora se publica. Os públicos que o livro pode servir são fundamentalmente quatro. Em primeiro lugar os agricultores açorianos que veêm retratada a sua atitude perante as suas empresas. Quando foi realizada a tese que o origina, era claro, que a maior parte dos agricultores das ilhas pretendia maximizar o emprego, e que alguns agricultores de São Miguel, procuravam maximizar o lucro. Em segundo lugar, podem beneficiar os políticos, responsáveis pelas medidas de regulação do sector agrícola, já que o modelo desenvolvido pela Professoa Emiliana Silva permite perspectivar ex-ante a reacção dos agricultores às políticas desenhadas pelos reguladores.

Em terceiro lugar beneficiam os estudantes de licenciatura e de mestrado pois o texto agora impresso constitui uma óptima introdução à programação multiobjectivo. Finalmente beneficia a comunidade científica que pode não só utilizar o modelo para testar a viabilidade e aceitação pelos agricultores de inovações tecnológicas e institucionais mas também complementá-lo e alargá-lo para responder a problemas concretos da sociedade.

Com base no modelo inicial desenvolvido pela Professora Emiliana Silva, sequencialmente alargado para responder a várias questões, já foi possível elaborar numerosos estudos de interesse para a Região, como por exemplo o estudo da viabilidade da cultura da beterraba face à agropecuária, estudado a pedido da SINAGA tendo por base o modelo seminal da Professora Emiliana Silva, o ordenamento da Bacia das Sete Cidades, com a integração do modelo de programação matemática acima indicado, e com os resultados do Professor José Carlos Fontes sobre as emissões da agropecuária, a confirmação da suposição de que a raça Jersey é a melhor raça de vacas leiteiras para os Açores, face ao sistema actual de pagamento do leite, foi provado também com base no modelo criado pela Professora Emiliana Silva e que agora é divulgado em livro. O desenho racional da protecção de nascentes e aquíferos também foi testado com base nesse modelo, havendo muito mais para fazer utilizando aquele modelo seminal como diz o Director Regional da Agricultura, Eng. Joaquim Pires no Prefácio do livro. Desde já é importante tornar o modelo facilmente utilizável:
- Pelos técnicos e políticos responsáveis pelo desenho de políticas agrícolas para perspectivar o efeito dessas medidas no rendimento, no emprego e no meio ambiente.
-Pelos lavradores ou pelos técnicos que apoiam as suas decisões para que possam adaptar mais rapidamente o seu maneio à variabilidade dos preços dos produtos, do custo dos factores produtivos, das tecnologias e das regulações ambientais.
-Também para que a mesma análise, sobre a racionalidade dos agricultores açorianos possa ser feita para a situação actual; muito provavelmente haverá bem mais agricultores a quererem maximixar o lucro em vez de maximizarem o emprego.
-Finalmente, para que esta abordagem possa ser aplicada a outros sistemas de produção agro-pecuário em Portugal e no estrangeiro.
(In Prof. Tomaz Dentinho em A União)