quinta-feira, junho 07, 2007

Investigação no Departamento de Ciências Agrárias, na área da biotecnologia, origina empresa na ilha Terceira

Um grupo de seis alunos do Centro de Biotecnologia dos Açores, sedeado no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores, ilha Terceira, prepara-se para criar uma empresa com o objectivo de explorar comercialmente a investigação nascida nessa unidade de investigação.
A confirmação deste facto é dada pelo Professor do Departamento de Ciências Agrárias, Artur Machado, responsável pelo Centro de Biotecnologia dos Açores. O Investigador assume que a empresa pode surgir em breve, estando em curso a sua preparação jurídica.
"Este projecto tem vindo a ser aprofundado há algum tempo. Estes alunos manifestaram interesse em criar uma empresa que ponha em prática muita da investigação que vamos realizando no Centro. E, da nossa parte, há também todo o interesse em apoiar esse projecto" assume o professor Universitário.
Segundo Artur Machado, esta empresa comercializará diversos produtos centrados na Biotecnologia: sistemas de diagnóstico de patologias do foro genético, culturas de plantas ornamentais e fruteiras, testes de patologias vegetais, composição de silagens ou genotipagem de animais, entre outros.
"O desenvolvimento científico e inovação manter-se-á no Centro de Biotecnologia dos Açores. Depois, esta empresa verá que inovações podem ser postas em prática, avançando para a sua produção e comercialização", explica Artur Machado.
Segundo o académico, o primeiro objectivo - em termos de mercado - será a ilha e o Arquipélago. No entanto, a exportação não está fora da visão dos promotores do projecto.
(In Diário Insular)