quinta-feira, junho 07, 2007

Ciência Açoriana precisa de maior exposição mediática

A Drª Ana Paula Marques, Secretária Regional do Ambiente e do Mar, efectuou uma visita ao Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, no dia 6 de Junho de 2007, onde defendeu uma maior exposição mediática da ciência produzida no Arquipélago.
A Drª Ana Paula Marques defendeu "uma projecção adequada" que permita um melhor aproveitamento nacional e internacional das investigações efectuadas pela Universidade dos Açores.
Falando aos jornalistas, Ana Paula Marques exemplificou com a investigação em climatologia e oceanografia, duas áreas onde a Universidade açoriana tem produzido conhecimento de excelência.
"A investigação sobre climatologia que está a ser efectuada pelos investigadores do Departamento de Ciências Agrárias, merece projecção internacional", afirmou.

A governante açoriana preconizou ainda, "uma maior agressividade em termos de marketing para garantir que a investigação, considerada excelente em muitos núcleos internacionais, possa ter o reconhecimento que lhe é devido".
A Secretária do Ambiente que visitou em Angra do Heroísmo o pólo universitário de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores, admitiu que o "Governo precisa, em particular na área ambiental, dos resultados da investigação universitária produzida na Região".
Ao sublinhar a posição geográfica do arquipélago, que lhe confere uma importância acrescida nas investigações oceanográficas e do ambiente, Ana Paula Marques apontou a criação de "uma rota das ilhas na investigação" como um meio de promover o arquipélago.
Para a Secretária Regional, outro dos caminhos a prosseguir é o "incentivo aos jovens licenciados para a criação de empresas na área da biotecnologia numa estreita parceria com a Universidade".

(In Diário Insular)