quinta-feira, agosto 20, 2009

ATÉ 27 DE NOVEMBRO Angra comemora 475 anos de elevação a cidade

No ano em que se comemoram 475 anos da elevação de Angra do Heroísmo a cidade, autarquia vai levar a cabo um programa de celebrações até Novembro com actividades desportivas, exposições, espectáculos musicais, lançamento de Cd´s comemorativos entre outras actividades.
As celebrações têm o seu início no próximo dia 21 de Agosto e estendem-se até 27 de Novembro.
Na conferência de imprensa de apresentação das comemorações da elevação a cidade, Andreia Cardoso, presidente da Câmara de Angra do Heroísmo realçou que o programa pretende destacar “ o papel histórico da cidade e algumas das suas características culturais e naturais mais distintivas no contexto regional e nacional”. Potenciar recursos naturais

Questionada sobre o que entende ser o papel actual de Angra no contexto regional e nacional, a autarca afirmou não concordar com os que dizem que a cidade perdeu peso, defendendo que “ se transformou em função da realidade económica e da própria sociedade, não podemos é continuar a olhar para a Angra do século XVI”. Andreia Cardoso foi mais longe, dizendo que a cidade “”apresenta características únicas no contexto da região e do país”.
Assim, a presidente defende que Angra do Heroísmo deve apostar em explorar o seu património arquitectónico e natura, argumentando que o futuro do turismo no concelho não pode passar apenas pela zona classificada como Património da Humanidade no centro da cidade, mas necessariamente, por divulgar a riqueza natural do concelho.
“ Angra tem características ideias para a prática de mergulho, não só na baia da cidade mas ao largo do concelho, pelo que temos que potenciar a nossa zona costeira”, afirmou Andreia Cardoso.

Programa

As comemorações começam a dia 21 de Agosto pelas 18h15 com a cerimónia de abertura da III Taça das Nações de Futsal- Angra 475 anos no Pavilhão Municipal. Este torneio, que junta Sporting Clube de Portugal, KMF Dínamo de Moscovo, FC Southern Maryland, Futbol Sala Cartagena, GDB BIC e UFC Munster decorre até ao próximo domingo.
Dia 21 de Agosto abre também ao público a exposição “ Património Subaquático da baía de Angra do Heroísmo” de Luís Quinta, patente na galeria do Palácio dos Capitães Generais, até 30 de Setembro.
Neste dia, nos Paços do Concelho, tem lugar a abertura do posto filatélico com o selo comemorativo da elevação a cidade (20h30) e meia hora depois tem inicio a sessão solene dos 475 anos em que serão entregues medalhas de mérito municipal a Luís Brito de Azevedo, Marcelo Bettencourt e José Ribeiro Pinto. O primeiro dia encerra com um concerto na Praça Velha da Orquestra Angrajazz com a convidada especial Paula Oliveira, a partir das 22h30.
No sábado, 22, pelas dez da manhã tem lugar a cerimónia de atribuição do nome de Luís Bretão ao Pavilhão Multiusos e pelas 18h00 são distribuídos os prémios do concurso escolar “ Angra do Heroísmo – 475 anos de História” nos Paços do Concelho.
Dia 3 de Setembro pelas 18h00 é lançado o CD “ Pezinho dos bezerros da Terceira”, de Paulo Henrique da Silva, às 21h30 no edifico da Câmara Municipal. No mesmo local e à mesma hora, a 11 de Setembro, é apresentado o CD multimédia “ Ícones Ambientais do Concelho de Angra do Heroísmo”, de Paulo Henrique Silva e Félix Rodrigues e uma conferência do professor António Frias Martins.
A 18 de Setembro é a vez do lançamento do livro “ Angra do Heroísmo: Arquitectura do Século XX e Memória Colectiva”, da autoria de Paulo Duarte Melo Gouveia.
Já em Novembro, no dia 6 abre ao público a 1ª Mostra Filatélica “ Pérolas do Atlântico”, em exposição no Centro Cultural e de Congressos, até 15 do mesmo mês. No domingo seguinte, 8 de Novembro, a Sé de Angra recebe pelas 21h00 o concerto comemorativo dos 475 anos de Angra Cidade e Diocese e no dia seguinte tem lugar a conferência “ A música na corte do Rio de Janeiro – Memória de D. Pedro IV em Angra”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Do programa fazem ainda parte as aulas abertas sobre História, a cargo de Mário Cabral, dia 25 de Setembro, Mário Rodrigues a 30 de Outubro e Avelino Meneses a 27 de Novembro, sempre no pequeno auditório do Centro Cultural e de Congresso a partir das 20h30.
(in A União)

Etiquetas: , , , ,